Header Ads

"Ao Largo": Nova série portuguesa será aposta da RTP1 para 2022

Foto: SP Televisão

No próximo ano vai chegar à antena da RTP1 uma nova série de 13 episódios intitulada Ao Largo. Protagonizada por Renato Godinho e Mikaela Lupu, a nova produção da SP Televisão para a RTP já está em fase de rodagens no Campo de Santa Clara, em Lisboa. Na passada quarta-feira, dia 18 de agosto, o Fantastic esteve presente na visita de imprensa às gravações da nova série da estação pública para conhecer melhor o elenco e a história que dá vida ao projeto.

Ainda estamos em agosto de 2021, mas a RTP já pensa em 2022 e, quem sabe, um pouco mais. Quem o diz é o diretor de programas José Fragoso, que, acrescentou ainda na conferência de imprensa: "nós (RTP) e as produtoras a que estamos associados estamos a rodar entre dez a doze séries, o que significa que temos o ano de 2022 preenchido". Ao Largo integra o conjunto de produções a que José Fragoso se refere e pode ler-se na sinopse que "Esta é uma série onde os destinos de uma família e de uma pequena comunidade estão nas mãos de uma mulher em fuga e de um pai em apuros, que têm tudo para se afastar mas que o amor vai unir".

Sabe-se ainda que o enredo relata a história de Leonor, que tenta fugir do criminoso para quem trabalha e, portanto, esconde-se dentro da carrinha de André, que faz uma viagem desde Matosinhos até Lisboa. André é pai de quatro filhos e gere a olaria que herdou da família. Com muitas dívidas por pagar, o empresário receia ficar sem os filhos. 

Renato Godinho e Mikaela Lupu são os protagonistas, interpretando respetivamente as personagens André e Leonor. "O André é uma personagem que serve um bocadinho de equilíbrio aos registos da série, pai de quatro filhos e um homem muito leve", conta-nos Renato Godinho sobre a sua personagem. 

É num tom divertido que afirma também que vê André como "um carioca surfista, cheio de problemas, mas desde que tenha uma água de coco e que a seleção jogue está tudo bem". O ator confirmou também que esta personagem foi a causa da sua recente alteração de visual: "no último dia da primeira temporada de Amor Amor, foi o dia em que eu deixei de fumar, comecei a dieta e comecei o treino", explicou ao Fantastic o ator, durante a visita às gravações de Ao Largo.

Para Mikaela Lupu, a sua Leonor também tem sido um desafio: "Esta personagem é muito ativa, é uma novidade para mim porque é uma coisa muito fresca, não tem drama, é muito aventureira, uma mulher que se faz à vida e desenrasca-se em qualquer situação e depois acontece que se cruza com uma família diferente". A atriz que também protagonizou Vidago Palace, afirma que este novo projeto "tem sido um mergulho fresco".

Se para Ângelo Torres Ao Largo pode ser considerada uma comédia, Renato Godinho e Mikaela Lupu concordam que, embora haja momentos cómicos, a série não é uma comédia. O ator que também interpreta Vítor na novela Amor Amor, na SIC, vê neste projeto "um registo muito leve, muito fresco, com situações cómicas". A colega com quem contracena partilha da mesma opinião: "a série não é só comédia, não é só drama, é como na vida real onde há um pouco de tudo".

Para além dos dois protagonistas, Sandra Faleiro, Heitor Lourenço, Ângelo Torres, Carlos Malvarez e Aldo Lima também marcaram presença na conferência de imprensa da última quarta-feira. Depois de um mês de gravações, é com um sorriso no rosto que Sandra Faleiro avança: "Estamos aqui a filmar no Campo de Santa Clara, em Lisboa, que é um privilégio". "Estamos sempre em exteriores, o que é ótimo, por isso penso que isto tem tudo para correr bem", conclui. 

Quando questionado pelo Fantastic sobre o que distingue Ao Largo das restantes apostas de ficção da RTP, José Fragoso explicou-nos que o tema central da série nunca foi abordado neste formato. "Há muito tempo que temos um fenómeno nas cidades chamado gentrificação", conta-nos. Tem a ver com a forma como as pessoas que vivem em pequenas aldeias dentro dos grandes centros urbanos estão a ser deslocalizadas para fora por causa de projetos de urbanismo, ou por estrangeiros que vêm e fazem com que as casas subam de preço, por exemplo", termina.

Ao Largo tem estreia marcada para meados do próximo ano, no entanto, resta agora esperar por uma previsão mais detalhada, a ser divulgada brevemente. Até lá, podes ver algumas das imagens das gravações da série que decorrem em Lisboa:










Fotos: SP Televisão