Header Ads

Tiago Rodrigues é o novo diretor do Festival d'Avignon

https://1.bp.blogspot.com/-RWUsj11jPWU/YFx07xTJzxI/AAAAAAAAFoU/7RYWRuBZNjUlrmsdSOYoSlRddWLFus78wCLcBGAsYHQ/s1800/E50B6C8E-B776-4A0E-8FE4-FE4BECF8A010.jpeg
Foto: Direitos Reservados

O português Tiago Rodrigues, atual diretor do Teatro Nacional de D. Maria II desde 2014, acaba de ser nomeado diretor do Festival d'Avignon, o maior e mais antigo festival de artes de França. O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 5 de julho, pela ministra da Cultura francesa, Roselyne Bachelot. Esta é a primeira vez que um estrangeiro ficará à frente do evento francês.

Tiago Rodrigues sucede a várias figuras de relevo do teatro francês, incluindo o fundador e maior impulsionador desta mostra, Jean Vilar, que liderou o festival durante 25 anos. O anúncio oficial foi feito precisamente no dia em que começa a 75ª edição do Festival de Avignon e no qual estará em cena a peça O Cerejal, de Anton Tchékhov, encenada por Tiago Rodrigues e com Isabelle Huppert como protagonista.

A apresentação da peça vai acontecer no emblemático e recém-restaurado Cour des Palais des Papes, o coração do Festival d'Avignon. O certame desenrola-se até dia 25 e O Cerejal contará com mais 10 récitas, até dia 17 de julho.

Com uma carreira de mais de vinte anos, Tiago Rodrigues tem sido presença regular em palcos internacionais, tendo sempre por base Portugal, seja através da companhia que criou, "Mundo Perfeito", ou na direção Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. Tiago Rodrigues foi Prémio Pessoa em 2019, e a sua companhia "Mundo Perfeito" já criou mais de 30 peças, apresentadas em cerca de 15 países da Europa, América do Sul, Médio Oriente e Ásia.