Header Ads

“Um Filme em Forma de Assim” é a próxima longa-metragem de João Botelho

Numa viagem à literatura dos grandes clássicos nacionais, João Botelho continua a explorar os universos dos mais conceituados autores da nossa história. Depois do êxito recente de O Ano da Morte de Ricardo Reis que trouxe o realizador de regresso ao mundo visto pelos olhos de Fernando Pessoa, segue-se Alexandre O’Neill e a adaptação cinematográfica de Uma Coisa em Forma de Assim

 

O projeto reúne um elenco de nomes conhecidos que darão corpo às palavras do poeta na longa-metragem que recebe o título de Um Filme em Forma de Assim. A obra que dá origem à película traz pequenas ficções, reflexões e contos nas palavras de Alexandre O’Neill, em que alguns textos têm uma dimensão biográfica, enquanto outros são meramente ficção descrita à luz da sociedade da época em que o autor viveu.  

 

“Vou adaptar Alexandre O’Neill e se intitulará ‘Um Filme em Forma de Assim’, tendo como base o seu conto ‘Uma Coisa em Forma de Assim’, ou seja, posso fazer tudo o que me apetece. Eu já tenho idade para isto”, refere de forma divertida, João Botelho em entrevista a Hugo Gomes para o site Comunidade Cultura e Arte. 


Com as gravações já a decorrer, a adaptação do argumento para cinema conta com a assinatura de João Botelho, que no seu aclamado currículo conta com as adaptações de Os Maias, de Eça de Queiróz, Peregrinação, a partir da novela de Fernão Mendes Pinto, ou o Filme do Desassossego, que transportou para as salas de cinema a obra do semi-heterónimo Bernardo Soares. 

 

O elenco de Um Filme em Forma de Assim junta Filipe Vargas, Gabriela Barros, Soraia Chaves, Maria Leite, Joana Santos, Maya Booth, Dinarte Branco, Vera Moura, Pedro Diogo, Inês Castel-Branco, Pedro Inês, Maria João Pinho, Matamba Joaquim, Pedro Lacerda, Cláudio da Silva, Cristã Alfaiate, Joana Botelho, Hugo Mestre Amaro, Mafalda Lencastre, entre outros.