Header Ads

RTP2 produz telefilme português baseado na vida da pintora Maluda


A RTP2 já está a preparar um novo telefilme inspirado na vida da pintora portuguesa Maluda. Depois da aposta em O Ego de Egas, estreado no final do ano passado, a estação pública volta a apostar num filme biográfico, desta vez protagonizado por Margarida Moreira. A realização fica a cargo de Jorge Paixão da Costa.

A nova aposta da estação pública vai retratar a vida da pintora portuguesa, de nome verdadeiro Maria de Lurdes Ribeiro e que nasceu em 1934, em Goa, tendo falecido a 10 de fevereiro em 1999, em Lisboa. Maluma viveu desde muito nova em Lourenço Marques (atual Maputo) e, em 1963, foi para Paris, onde trabalhou na Académie Grande Chaumiére com o pintor Jean Augame. 

Foi nessa altura que se interessou pelo retrato e por composições da paisagem urbana. A partir da década de 70, dedicou-se à temática das janelas. Em testamento, a artista instituiu o "Prémio Maluda" a atribuir pela Sociedade Nacional de Belas-Artes. 

Para além de Margarida Moreira, no papel de Maluda, fazem ainda parte do elenco Ana Zanatti, Dinarte Branco, Valerie Braddell, Mariana Norton, Pedro Pernas, Filipa Louceiro, Filipe, Crawford, Miguel Monteiro, Carlota Crespo e Eduardo Breda. Segundo fonte da produção ao Fantastic, as gravações do telefilme já começaram e ainda não existe data de estreia oficial.