Header Ads

"Prazer, Camaradas!" estreia em maio nos cinemas portugueses

Foto: Direitos Reservados

Prazer, Camaradas! é a nova longa-metragem de José Filipe Costa, que estreia nos cinemas portugueses a 20 de maio. A produção e distribuição do filme ficou a cargo da produtora Uma Pedra no Sapato e o argumento resulta da junção de vários relatos orais do pós 25 de abril bem como de textos literários e diários da época de estrangeiros e portugueses ex-exilados.

A obra de José Filipe Costa faz uma sátira a alguns comportamentos dos portugueses na época pós 25 de abril, nomeadamente a questão das mulheres serem obrigadas a ir virgens para o casamento, tendo apenas os homens oportunidade de experienciar o prazer do ato sexual.

Para o realizador, a concretização de Prazer, Camaradas! foi uma espécie de "jogo lúdico: propôs-se a atores não profissionais que dramatizassem as memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes." Faz ainda questão de frisar que "Há a ambição de mostrar que a revolução não estava só a acontecer no palco político-constitucional, mas também nas cabeças e nos corpos das pessoas."

Com estreia nacional prevista para 20 de maio, a rodagem de José Filipe Costa vai ser ainda exibido em formato de antestreia entre 21e 24 de abril no Cine Clube de Viseu, no Cine Clube de Santarém, Cine Clube de Faro e ainda no Cine Clube de Évora.

Podes assistir aqui ao trailler de Prazer, Camaradas!, um filme de José Filipe Costa que apresenta de forma bem humorada uma outra perspetiva da vivência da sexualidade em Portugal nos anos 70.