Header Ads

“Madrugada Suja”: Livro de Miguel Sousa Tavares será adaptado pela RTP

Treze anos depois de ver o best-seller Equador, transformar-se numa megaprodução sem precedentes na ficção nacional,  Miguel Sousa Tavares terá um novo livro adaptado ao formato série. Madrugada Suja é a obra do autor, jornalista e comentador político nacional que servirá de base a uma das novas apostas da ficção da RTP, numa fase em que a estação de televisão reforça a aposta em  produções de curta duração. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e não tem para já cronograma definido. Filipa Sousa será uma das responsáveis pelo argumento desta nova aposta do canal estatal.

Madrugada Suja faz-nos regressar ao ano de 1988, com a aldeia alentejana de Medronhais da Serra como pano de fundo. O romance acompanha a família de Filipe, um jovem estudante de Évora, num percurso que vai desde a Revolução dos Cravos, em 1974, até aos dias de hoje, onde Filipe se vê cada vez mais perto de cair em esquemas de corrupção política enquanto é atormentado por uma noite de bebedeira na sua adolescência que acabou em tragédia. Num drama que perdura no tempo, o livro de Miguel Sousa Tavares é um retrato das mudanças sociais e políticas em Portugal ao longo de quarenta anos, com os personagens a serem constantemente testados e tentados a ceder às forças que movimentam todos os setores do país.

Publicada em 2013 pela Clube do Autor, a décima terceira obra literária de Miguel Sousa Tavares será transportada para o formato série pela produtora Maria&Mayer, a mesma responsável pela minissérie Pecado, gravada para a TVI no final de 2020 com Dalila Carmo, Diogo Infante, Daniela Melchior, Lourenço Ortigão e Pedro Lamares no elenco principal, e Capitães do Açúcar, série de estreia de Tiago Sarmento e Tiago Correia que chegará à antena da RTP em 2021 para abordar o mundo das drogas com Vicente Wallenstein, Igor Regalla, Diana Lara, Filipa Osório e o criador do projeto, Tiago Sarmento, como protagonistas. Sebastião Salgado será o responsável pela realização de Madrugada Suja.