Header Ads

"Até que a Vida nos Separe": Cassete Pirata dão o tom à nova série da RTP1

Foto: António Castelo e Camila Reis

A Próxima Viagem é o nome do tema do genérico da nova série da RTP1, Até que a Vida nos Separe, mas não é a única música dos Cassete Pirata presente na produção. O grupo português é o responsável pela banda sonora da série da autoria de João Tordo, Tiago R. Santos e Hugo Gonçalves, com realização de Manuel Pureza, e que vai para o ar todas as quartas-feiras, às 21h, no canal público.

Os Cassete Pirata conta com a voz e a guitarra do João Firmino (Pir), autor das canções, as teclas e o coro de Margarida Campelo e Joana Espadinha; o baixo de António Quintino; e a bateria de João Pinheiro. A discografia da banda inclui A Montra, editado em 2019, e o EP homónimo de 2017. É o álbum de 2019 que dá o mote à nova série da RTP1.

"Foi muito interessante quando o Manuel Pureza, realizador amigo desde há muitas vidas atrás, disse que gostaria de ter a canção A Próxima Viagem”para o genérico da série Até Que a Vida Nos Separe, porque é mesmo sobre isso que esta canção fala: o que da vida deixamos que nos separe, quando o sonho nos une de tantas formas", começa por explicar João Firmino, também conhecido como Pir, vocalista e guitarrista da banda.

A Próxima Viagem pertence ao alinhamento do disco de "A Montra" e pode ser ouvida no início de todos os episódios, com a temática do amor e das separações como mote Para Manuel Pureza, "a série ganhou três palmos de altura com esta beleza destas palavras e com os acordes da guitarra do Pir, a bateria do João, as teclas e as vozes da Joana e da Margarida e o baixo do Quintino" e, por isso, "a escolha é óbvia".

Para o realizador, a escolha dos Cassete Pirata como responsáveis pela banda sonora de Até que a Vida nos Separe não foi difícil, precisamente por conhecer o trabalho de Pri há vários anos. "Tenho acompanhado o percurso dos Cassete Pirata e sinto que o que eles fazem é de uma qualidade muito acima da média, não fossem, cada um deles, músicos com extremo bom gosto e talento", conta também Pureza ao Fantastic.

"Aqui há uns anos, cheguei a filmar umas imagens para o Sem Norte, porque o Pir me tinha pedido um videoclipe e eu gostava bastante daquela música. Acontece que não terminámos a rodagem, depois a minha agenda engalfinhou-se e eu fiquei com essa dívida maior para com um amigo do coração. Quando me deparei com esta série, batia tudo certo: eu tinha a oportunidade de me redimir e, de repente, os Cassete cantavam sobre tudo o que a série é", explica-nos ainda o realizador.

Até que a Vida nos Separe vai para o ar todas as quartas-feiras, às 21h, na RTP1 e pode ser vista a qualquer hora na RTP Play.

Ouve o tema de abertura da série, num lyric video lançado recentemente pelos Cassete Pirata: