Header Ads

"A Peça que dá para o Torto" regressa aos palcos em 2021

A Peça Que Dá Para o Torto' vai fazê-lo chorar a rir Foto: Direitos Reservados / Renato Arroyo

A Peça que dá para o Torto está de volta aos palcos nacionais em 2021, em Lisboa e no Porto. Depois de ter feito sucesso durante as primeiras semanas em cena, a peça viu-se obrigada a parar devido à pandemia. Agora, o regresso está agendado para 20 de fevereiro em Lisboa e a 1 de julho para o Porto.

A Peça que dá para o Torto estreou em Londres há 5 anos e já passou, regressou ou ainda está a passar por mais de 30 países, tendo arrecadado diversos prémios por todo o mundo. "Em 2020 chegou a Portugal para ganhar o Globo de Ouro em todas as categorias, mas a COVID-19 atirou para 2021 essa oportunidade", explica ainda a produtora, com muito humor à mistura.

Paulo Dias, da UAU, explica que a produtora adquiriu "os diretos todos da peça, não só do texto mas também do cenário, da luz, da música, tudo". Ou seja, a peça é em português e interpretada por atores portugueses, mas tudo o resto é exatamente igual à peça original de Londres, numa produção da Mischief Theatre Companhy e que em 2015 ano ganhou um Prémio Olivier para Melhor Comédia Nova. 

 "É uma matrioska, uma peça dentro de uma peça", explica. "Vamos assistindo à progressiva e total degradação da peça desde grupo até o caos se ter instalado. Toda a gente gosta de olhar para acidentes e isto é um acidente contínuo. É mesmo muito divertida, quase podíamos dizer imoralmente divertida, não deveria ser permitido haver uma peça assim tão divertida. E ao mesmo tempo é um mistério muito bem construído, porque queremos saber quem é, afinal, um assassino", refere Nuno Markl, responsável pela tradução para português.

A peça refere-se a O Crime na Mansão Haversham (uma versão fictícia de The Mousetrap de Agatha Christie), espetáculo que uma trupe de artistas amadores encena no teatro local. Porém, durante a representação, tudo começa a correr mal, desde brancas no texto por alguns dos atores a adereços que se incendeiam, portas coladas e estruturas de cenário que desmoronam.

Na temporada de 2020, o elenco era composto por Alexandre Carvalho, Cristóvão Campos, Igor Regalla, Inês Castel-Branco, Joana Pais de Brito, Miguel Thiré, Telmo Mendes e Telmo Ramalho, não estando ainda confirmado o leque de atores responsável por dar vida às personagens em 2021.

"Os bilhetes já adquiridos para as sessões agendadas anteriormente para o Auditório dos Oceanos não são válidos pelo que deverão ser trocados no respectivo local de compra até dia 31 de Dezembro. Sendo um evento com múltiplas sessões, a troca está sujeita à disponibilidade de lugares para a sessão escolhida. No caso do Porto, os bilhetes já adquiridos para as sessões agendadas anteriormente para o Coliseu Porto AGEAS são válidos para as novas sessões, não sendo necessária a sua troca", explica a produtora UAU em comunicado.