Header Ads

"Terra Nova" selecionado para o Soho International Film Festival

https://1.bp.blogspot.com/-ud0yEL8lL9k/XsvrNdLlI3I/AAAAAAAAi0k/_ZsG-YbKMrQdaAaUJ-YjrE2dkzNR_KBXQCLcBGAsYHQ/s1600/Sem%2BT%25C3%25ADtulo.jpg 
O filme português realizado por Artur Ribeiro é um dos selecionados para o Soho International Film Festival, que decorre entre 15 e 22 de outubro, este ano de forma virtual. O festival que contará com mais de 100 filmes internacionais será responsável pela estreia mundial de Terra Nova, uma adaptação da história de O Lugre de Bernardo Santareno. 
 
Terra Nova acompanha a viagem do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando, num mau ano de pesca, o capitão decide arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de mais peixe. Enquanto a tripulação enfrenta as tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e conflito intensifica-se, numa luta aguerrida contra o mar e entre os homens. Para trás em terra firme, ficam as famílias dos pescadores embarcados, tentando sobreviver a todas as adversidades da vida da sociedade portuguesa do anos 30.
 
Paulo Manso, que no filme dará vida a Manuel Cruz, falou com o Fantastic sobre esta produção. «No primeiro dia de filmagens, o tempo mandou um dóri com o Rodrigo Tomás ao fundo. Ele foi imediatamente recolhido, mas começamos a entender que ali quem ia mandar era o mar. Nas filmagens, nós apanhamos tempestades, enjoos, frio, tudo», conta-nos o intérprete

«O Manuel foi primeiro sargento na Primeira Guerra Mundial. Ele sabia acatar ordens. Em conjunto com o Ti João, personagem do Vítor Norte, eles ficavam dentro do barco a escalar o bacalhau, e vão poder ver isso, nós a escalarmos o bacalhau. Há muito bullying dentro do barco, mas o Manuel nunca foi alvo, tem uma postura e porte físico que não o tornavam alvo. Nos conflitos que vão existir a bordo ele fica do lado dos oficiais», revela o ator que nos garante que «muita gente se vai identificar com isto, quem vir a série vai querer mesmo ver o filme».

O projeto nasceu em 2016 num desafio feito por Nicolau Breyner. Além de Paulo vamos encontrar no elenco nomes como Miguel Borges, Virgílio Castelo, Vítor Norte, João Catarré, Rodrigo Tomás, Vítor D’Andrade, Ricardo Sá, Miguel Melo, João Craveiro, Pedro Lacerda, João Reis, Manuel Sá Pessoa e Miguel Partidário, nesta coprodução luso-alemã.

Com estreia prevista para 2020, a película só chegará às salas nacionais no próximo ano. Contudo, os espectadores portugueses puderam ver, nos meses de verão, uma série composta por 13 episódios, emitida pela RTP, que derivou do filme e alargou o universo da história a mais personagens e narrativas. Na série, a partir das personagens do filme, as histórias foram desenvolvidas em terra: os dramas e conflitos das famílias, antes e depois do embarque.