Header Ads

10 filmes para veres no Halloweeen

A 31 de outubro comemora-se o Halloween em todo o mundo. Num ano particularmente atípico, em que as festas temáticas, os bailes de máscaras e o famoso "Doce ou Travessura?"  não vão acontecer em muitos locais, trazemos-te sugestões de filmes que poderás ver ou rever nesta data. O Fantastic sugere-te, numa lista composta por dez títulos, várias longas-metragens associadas à época, que vão desde o clássico Psico até ao recente filme português Faz-me Companhia. Fica ainda a saber onde podes assistir a todas estas películas sem sair de casa.
 
http://cdn2-www.comingsoon.net/assets/uploads/gallery/psycho-1960-STYD/psychosonnet1.png
Psico (1960)
de Alfred Hitchcock

É um dos clássicos do cinema de terror e para quem nunca viu, esta é a oportunidade perfeita para fazê-lo. Aquele que será possivelmente um dos filmes mais mediáticos de Hitchcock acompanha a história de Marion Crane e Sam Loomis, dois amantes mas não podem casar-se por falta de dinheiro. Um dia o patrão de Marion encarrega-a de depositar no banco 400 mil dólares que acabara de receber dum cliente. Marion vê assim a possibilidade de resolver os seus problemas financeiros, decidindo fugir com o dinheiro, mas, e em virtude do mau tempo, é forçada a parar num motel no caminho. Este é o grande clássico de Hitchcock, que inclui a mítica cena do chuveiro, e que iniciou a moda dos «serial killers» no cinema. 
 
O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO YOUTUBE


https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BM2M1NWY1MzEtYTFiYy00NzJmLWFkNjEtNjVjOTliMDZmMjU3XkEyXkFqcGdeQXVyNzc5NjM0NA@@._V1_.jpgShining (1980)
de Stanley Kubrick

Outro dos clássicos de terror que todos deviam ver é The Shining, de Stanley Kubrick. O filme acompanha Jack Torrance, um escritor que chega ao elegante e isolado Overlook Hotel, com a mulher e o filho pequeno. O seu objetivo é escrever um livro, ao mesmo tempo que serve de guarda de Inverno de um espaço que nas costuma ficar sem acessos nas estações frias. Torrance nunca tinha estado lá - ou será que tinha? A resposta vai ser encontrada num fantasmagórico turbilhão de loucura e de morte.

O FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO CATÁLOGO DA NETFLIX PORTUGAL


https://spinoff.com.br/wp-content/uploads/2020/10/As-Bruxas-de-Eastwick.jpg As Bruxas de Eastwick (1987)
de George Miller
 
Numa pacata e pitoresca cidade da Nova Inglaterra Alexandra, uma escultora, Jane, uma violoncelista e professora de música, e Sukie, uma jornalista local, levam vidas monótonas e solitárias. Todas são belas e sedutoras mas perderam os maridos por morte, divórcio e abandono. Incapazes de encontrar homens à altura das suas expectativas convocam o diabo e são servidas. Daryl Van Horne, um homem rico e excêntrico de Nova Iorque, que ninguém conhece, compra uma sumptuosa mansão, instala-se e começa a cozinhar. Envolve-se com as três mulheres a quem dá aquilo que cada uma delas deseja e procura no amor. Tudo corre bem, como num delirante sonho erótico, até Daryl começar a cobrar os seus favores. Este filme foi um dos grandes sucessos mundiais dos anos 80 e é uma das mais delirantes combinações de sensualidade, fantasia e comédia na história do cinema. 
 
O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO YOUTUBE
 
 
https://images2.minutemediacdn.com/image/upload/c_fill,g_auto,h_1248,w_2220/v1555921275/shape/mentalfloss/addams-family-poster.jpg?itok=X4jZ04KsA Família Addams (1991)
de Barry Sonnenfeld
 
Saindo das páginas de desenho animado de Charles Addams e da série televisiva da década de 1960, este filme tornou-se num dos maiores clássicos de sempre do cinema de terror e fantástico. Os Addams constituem uma família macabra, e estão correndo o risco de perder sua fortuna em moedas de ouro por causa de de um primo com sérias dificuldades financeiras. O casal Gomez e Morticia devem então arrumar uma maneira de preservar sua família, para que Tio Fester não consiga alcançar seus objetivos.

O FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO CATÁLOGO DA NETFLIX PORTUGAL
 
 
https://images.justwatch.com/backdrop/65667869/s1440/panicoGritos (1996)
de Wes Craven
 
É um dos grandes sucessos do cinema de terror moderno para adolescentes. Na história, um grupo de jovens começa a ser alvo de um psicopata mascarado, que vai atingindo as suas vítimas das formas mais insólitas. A história centra-se em Sidney, uma adolescente cuja mãe foi assassinada há um ano e o seu pai está permanentemente ausente em negócios, já para não falar dos incidentes com o namorado Billy. Como se isso não bastasse, um brilhante assassino em série começa a aterrorizar a pacata cidade onde vive. Trata-se de um meticuloso génio, um perfeito assassino que usa o seu gosto por filmes de terror para atacar as suas vítimas, enganar a polícia e despistar os perseguidores. 
 
O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO YOUTUBE


https://images.justwatch.com/backdrop/8682393/s1440/a-bruxa-de-blair O Projecto de Blair Witch (1999)
de Eduardo Sanchez e Daniel Myrick

A 21 de Outubro de 1994, Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams enveredam pela floresta de Black Hills em Maryland para filmarem um documentário sobre uma lenda local: 'Blair Witch'. Nunca mais se ouviu falar deles. Um ano depois, as suas filmagens foram encontradas. O Projecto Blair Witch é o que nos deixaram. Documenta a viagem crucificante de cinco dias dos cineastas pela floresta de Black Hills e capta todos os acontecimentos aterradores que conduziram ao seu desaparecimento. Ficção ou realidade? A pergunta é respondida num dos mais originais filmes do género, estreado nas salas de todo o mundo há mais de duas décadas.
 
 O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO YOUTUBE


https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/39460_59405_94296.jpg?amp;w=270Coisa Ruim (2006)
de Frederico Serra e Tiago Guedes
 
É considerado o primeiro filme de terror português e conta com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho. Na história, Xavier é um botânico investigador e professor universitário. Certo dia, recebe a notícia do falecimento de um tio, proprietário de um solar de família numa aldeia do município de Seia. Por ser o único herdeiro legítimo, torna-se dono desse imóvel. Ao desejar publicar um estudo sobre a flora da Beira Interior, decide mudar-se, juntamente com a família para o solar. Na aldeia trava amizade com os locais, que percebe serem muito supersticiosos e crentes em assuntos relativos ao oculto. A princípio, Xavier tenta abstrair-se desse tipo de pensamentos, mas eventos estranhos e sem explicação lógica começam a acontecer, correspondendo a algumas das crenças locais. 

O FILME ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE NO CATÁLOGO DA RTP PLAY


https://conteudo.imguol.com.br/c/bol/imagens/cf/2019/01/20/a-orfa-2009-1547988201027_v2_956x506.jpg
A Orfã (2009)
de Jaume Collet-Serra

A trágica perda espontânea do bebé de Kate e John, teve consequências devastadoras no seu casamento e Kate é constantemente atormentada por pesadelos e assombrada por demónios de seu passado. Lutando para recuperar alguma estabilidade nas suas vidas, o casal decide adoptar outra criança. No orfanato local, tanto John como Kate encontram-se estranhamente atraídos por uma jovem rapariga chamada Esther. No entanto, pouco depois de acolherem a criança, começam a acontecer uma série de estranhos eventos, levando Kate a crer que há algo de errado com Esther. Para garantir a segurança de sua família, Kate tenta mostrar a John e ao resto da família a verdadeira Esther. Mas ninguém acredita nela e pode ser demasiado tarde para todos.
 
 O FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO CATÁLOGO DA HBO PORTUGAL
 
https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/07/blogib_o-homem-invisivel_feat.jpgO Homem Invisível (2020)
de Leigh Whannell
 
A mais recente versão de O Homem Invisível chegou aos cinemas em 2020, e traz ao grande ecrã uma mistura de ficção científica e terror. Escrito e realizado por Leigh Whannell é baseado no romance de 1897 de Herbert George Wells. A história acompanha Cecilia Kass, uma mulher que há já vários anos se vê presa a um relacionamento com Adrian Griffin, um cientista brilhante mas com comportamentos de sociopata. Apesar de todas as tentativas de terminar a relação, ela nunca se conseguiu libertar. Um dia, contra todas as expectativas, ele suicida-se, deixando-lhe uma enorme quantia de dinheiro. Depois de uma calma inicial, Cecilia depara-se com uma série de situações inexplicáveis que a fazem suspeitar de que a morte de Adrian tenha sido encenada. Desesperada com o que lhe possa acontecer, ela pede ajuda, sem que ninguém acredite nas suas palavras ou faça algo para a proteger. 
 
O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO VIDEOCLUBE DO MEO, DA NOS E DA VODAFONE

 
https://www.ica-ip.pt/fotos/filmes/icateca/259648_1.jpg
Faz-me Companhia (2020)
de Gonçalo Almeida
 
Estreou no MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror e é realizado por Gonçalo Almeida, que já havia dado provas da sua qualidade no género de terror - a curta-metragem Thursday Night é um dos exemplos. Faz-me Companhia foi um dos primeiros filmes a chegar às salas nacionais em 2020 depois da pandemia. Conta com interpretações de atrizes como Cleia Almeida e Filipa Areosa e com a participação especial de Eunice Muñoz. A história é sobre Sílvia, uma rapariga que, apesar de casada e grávida de Rui,  não conseguiu evitar apaixonar-se por Clara. Desejosa de ter alguns momentos a sós com a amante, vai com ela passar um fim-de-semana numa casa junto à praia. Mas o que se previa ser o ambiente ideal para viver aquele amor proibido, depressa se transforma num verdadeiro pesadelo.
 
O FILME ESTÁ DISPONÍVEL PARA ALUGUER NO VIDEOCLUBE DO MEO, DA NOS E DA VODAFONE
 

Por: André Pereira, Ricardo Neto e Rita Pereira
Pesquisa e texto: André Pereira