Header Ads

"L'Atelier", filme francês de Laurent Cantet, estreia segunda-feira na RTP2

https://1.bp.blogspot.com/-ogTh8EWNoMw/WSTA3Yn8afI/AAAAAAAAuQ4/xwiw3XSOTTQbp6JRF66GcaBwym4Swa_tACLcB/s1600/L%2527%2BATELIER.jpg

A RTP2 estreia esta segunda-feira, dia 20 de julho, o filme L'Atelier, uma produção francesa do multipremiado cineasta francês Laurent Cantet sobre a juventude, a multiculturalidade francesa e as suas dicotomias. A película vai para o ar às 23h40.

Perto de Marselha, na cidade costeira de La Ciotat, um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre romancista Olivia Dejazet (Marina Foïs). Entre eles está Antoine (Matthieu Lucci), um rapaz revoltado e humilde, que ali se encontra contra a sua vontade. 

No curso têm de desenvolver um romance policial que inclua aspetos da cidade e da comunidade, recuperando o seu passado industrial e o estaleiro naval fechado há 25 anos. Quando, num rasgo de inspiração, Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, vê-se imediatamente ostracizado por todos os outros. 

Reflexo da ansiedade do mundo atual, o jovem rapidamente se antagoniza com o grupo e com Olivia, a quem a violência de Antoine tanto assusta como seduz. Mas Olivia, apesar de desagradada com o tema, vê nas palavras de Antoine um pedido de ajuda.