Header Ads

"A Herdade" estreia na televisão francesa e alemã com mais de 1 milhão de espectadores

https://1.bp.blogspot.com/-gc_pyu1EusM/Xa-I8liFOvI/AAAAAAAAfYY/i-DbEKWfzawSD_hVD4M3cB8AG-nbHAIZACLcBGAsYHQ/s1600/1394307.jpg
 

A minissérie portuguesa A Herdade, uma adaptação televisiva do filme homónimo de Tiago Guedes, foi exibida esta quinta-feira, pela primeira vez, no canal ARTE, com emissão em França e Alemanha. Ao longo de aproximadamente três horas, o formato conquistou mais de um milhão de espectadores.

A Leopardo  Filmes revelou que em França a média de espectadores foi de 897 mil, enquanto na Alemanha eram cerca de 200 mil a assistir a A Herdade, que foi para o ar em pleno horário nobre, a partir das 20h55.

Em Portugal, a minissérie foi exibida em duas partes pela RTP1, nos dias 30 de abril e 1 de maio, também em horário nobre. Em média, os dois episódios duplos de A Herdade conquistaram 4.9% de audiência, o que corresponde a cerca de 465 500 espectadores.

Segundo o comunicado da produtora, A Herdade foi esta quinta-feira, dia 11 de junho, o programa mais visto do canal ARTE no horário nobre e foi ainda o sexto programa mais visto na televisão francesa esta quinta-feira. "Esta é a primeira série de um cineasta português a ser comprada por aquele prestigiado canal de televisão", referiu também a produtora Leopardo Filmes.

A longa-metragem de Tiago Guedes foi distinguida em 2019 com o Prémio Bisato d`Oro de Melhor Realização, atribuído por um júri da crítica independente, presente no Festival de Cinema de Veneza. Para o júri do prémio, o filme português, "embora de forma mais íntima e menos espetacular, tem reminiscências do `Novecento`, de Bertolucci", concluindo que "a história é um pedaço de vida, um tempo passado com personagens que se tornam nossos companheiros numa preciosa viagem".

A produção conta a história de uma família latifundiária, dona de uma grande propriedade no Alentejo, permitindo traçar "o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje", como indica a sinopse da obra.

A Herdade está disponível em formato minissérie na HBO Portugal.