Header Ads

"É P'ra Amanhã". Série portuguesa sobre sustentabilidade chega à SIC


De 17 de maio a 14 de junho, a SIC vai exibir a série-documental É P'ra Amanhã, uma produção portuguesa de cinco episódios, sobre sustentabilidade em Portugal, que junta soluções que mostrem já como pode ser o nosso mundo de amanhã. A série será exibida aos domingos, pelas 8h10.

"Alimentação", "Energia e Mobilidade", "Economia", "Política" e "Educação" são os títulos dos cinco episódios que darão a conhecer iniciativas em Portugal que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável. 

"A ideia partiu de um desafio entre 6 amigos que, inspirados pelo documentário francês "Demain" decidiram partir em viagem. Fugindo ao paradigma habitual de documentários ambientais, esta série tem um enfoque mais positivo sobre aquilo que já está a ser feito, sobre as pessoas e projetos que já estão a implementar alternativas viáveis que podem servir de exemplo para um futuro próximo", revelou a equipa do programa à imprensa.

O nome "É P'ra Amanhã" parte de uma referência à obra de António Variações com o mesmo nome e "propõe-se a chegar a um público alargado para que o tema ​comece a ganhar a devida importância na nossa sociedade e que políticos e cidadãos se possam unir para criar um verdadeiro movimento de sustentabilidade", explica ainda a produtora.


Promovida pela Circular Economy Portugal, ​esta série-documental ​é co-financiada pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto "NO PLANET B - AMI". ​ O financiamento foi complementado com o apoio de 271 pessoas, através de uma ​campanha de Crowdfunding ​ na plataforma PPL​ no final de 2018.

A equipa do programa é composta por seis pessoas. Pedro Serra é realizador e produtor e estudou Realização de Cinema. Depois de experiências de voluntariado internacional, iniciou-se nas longas-metragens em 2014 com o documentário “Que estranha forma de vida". Luís Costa, coordenador e produtor, formado em Engenharia Biomédica, é atualmente consultor em Avaliação de Impacto Social em Portugal e na Suíça.

Já Francesco Rocca, responsável pela gestão e produção,  trabalha atualmente no Impact Hub Lisbon para a criação da maior rede de empreendedorismo social em Portugal. Teresa Carvalheira, da comunicação e produção, é designer de Moda com questões sobre o atual sistema de consumo, é community manager no movimento internacional Fashion Revolution. Edgar Rodrigues, do design e da comunicação, é atualmente freelancer e gere o seu dia-a-dia a tentar reduzir o impacto negativo das suas ações no meio que o rodeia.

Finalmente, Verónica Silva, responsável pela comunicação e produção, é licenciada em Audiovisual e Multimédia e esteve vários anos ligada à televisão. Despediu-se para conseguir viver mais, com menos, e atualmente é Professora na Escola Superior de Comunicação Social e Produtora de Conteúdos.

Sabe mais em https://www.epraamanha.pt/

Vê o trailer da série, disponível no Youtube: