Header Ads

Especial | "Telejornal: Há 60 anos a informar!"


O Telejornal é, de todos os programas televisivos, o mais antigo a ser emitido pela RTP. É reconhecidamente um marco na informação diária televisiva. Foi, é e será sempre um alvo muito apetecível de controlo por parte dos sucessivos governos. Estou a falar obviamente do Telejornal que em 18 de Outubro de 1959 foi emitido pela primeira vez pela RTP (na altura não havia o canal 2).

"Telejornal: Há 60 anos a informar!", uma crónica de José da Xã

Não estarei longe da verdade se assumir que não haverá ninguém em Portugal que não conheça este programa informativo. Foi ele que nos colocou em casa as imagens de uma guerra em África, no Vietnam, do 25 de Abril de 1974, da adesão de Portugal à União Europeia, da Guerra do Golfo, da queda do Muro de Berlim ou do atentado às Torres Gémeas.

Durante este longuíssimo caminhar de seis décadas muitos foram os apresentadores deste boletim informativo. Alguns já não estão entre nós como José Fialho Gouveia, Henrique Mendes, Fernando Balsinha, Isabel Wolmar ou José Côrte-Real, outros acabaram em funções diferentes na RTP ou reformaram-se. 

Entretanto com a chegada dos canais privados houve antigos “pivôts” daquele bloco informativo que se transferiram para a concorrência, como são os exemplos de José Eduardo Moniz, José Alberto Carvalho ou Judite de Sousa.



O Telejornal da hoje denominada RTP1, não obstante perder na guerra das audiências para as estações concorrentes é, ainda assim, uma referência de como apresentar informação com qualidade.
Por tudo isto finalizo com um “Parabéns Telejornal!”.

A gente vê-se por ai!
José da Xã

Sem comentários