Header Ads

RTP2 exibe "O Filho de Saul", de László Nemes


Vai para o ar esta sexta, dia 26 de julho, na RTP2, O Filho de Saul. O filme do cineasta húngaro László Nemes é exibido às 23h10.

O filme passa-se em Auschwitz, em outubro de 1944. Saul Ausländer pertence ao grupo de prisioneiros judeus isolados no campo de concentração de Auschwitz, denominado de Sonderkommandos. Estes judeus eram obrigados a dar apoio aos nazis durante o processo de extermínio, tendo como tarefas a limpeza das câmaras de gás e o enterro dos mortos.

Durante um dia de trabalho num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um jovem que reconhece como sendo o seu filho. Ao mesmo tempo que os Sonderkommandos planeiam uma revolta contra os nazis, Saul fica obcecado com a missão de salvar o corpo do rapaz da autopsia e realizar um funeral, em honra da sua alma e com todos os rituais religiosos, com a presença de um rabino.

O filme foi reconhecido a nível internacional e conquistou os mais importantes prémios do cinema: o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro nas edições de 2016. László Nemes foi igualmente distinguido com a atribuição do Grande Prémio do Júri e do Prémio de Crítica Internacional no Festival de Cannes em 2015. 

Sem comentários