Header Ads

"Big Five": Porque é que há países que passam diretamente à final da "Eurovisão"?

Foto: Direitos Reservados
Desde 2004, o Eurovision Song Contest passou a contar com o sistema de semifinais, devido ao aumento do número de países participantes. Contudo, ao longo dos anos, existem cinco países que, a par do país organizador, têm passagem direta à final do certame. O Fantastic explica-te o porquê da existência deste grupo chamado Big Five.

França, Itália, Espanha, Reino Unido e Alemanha são os países que compõem os Big Five, uma vez que são os grandes contribuidores financeiros para o espectáculo.

Com a implantação do sistema de semifinais, o máximo de países  na grande final fixou-se nos 26, sendo vinte canções apuradas nas semfinais, a música do país organizador e os cinco países atrás mencionados. A única excepção aconteceu em 2015, ano em que a Australia entrou em competição e marcou presença direta na final, contando com 27 canções finalistas nesse ano.

Assim, todos os anos, a final do Festival está limitada a 26 canções, sendo os países na final os seguintes: 
  • Os "Big 5"(Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, e Itália), visto que são os cinco maiores contribuidores financeiros, e são recompensados com lugares automáticos na final;
  • O país vencedor do ano anterior (o país anfitrião);
  • Os 10 qualificados das duas semifinais.

Sem comentários