Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 29 de março a 4 de abril de 2019

Todas as semanas, o Fantastic sugere-te uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até si. Aceitas o desafio?

Semana 5 - De 29 de março a 4 de abril

Resultado de imagem para interstellar
01. Interstellar 

Realização: Christopher Nolan
Género: Ficção Científica
Ano: 2014
Duração: 169 minutos

Um filme de ficção científica realizado por Christopher Nolan, segundo um argumento de Jonathan Nolan, seu irmão. O elenco conta com a participação de Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine, Matt Damon, Wes Bentley, Casey Affleck, David Gyasi, Mackenzie Foy e Topher Grace. Kip Thorne, um dos mais conceituados físicos da comunidade científica da actualidade, tem aqui o papel de consultor teórico do argumento.

Resultado de imagem para boyhood
02. Boyhood: Momentos de Uma Vida


Realização: Richard Linklater
Género: Drama
Ano: 2014
Duração: 165 minutos

São imagens (quase) reais. Foram captadas ao longo de 12 anos, anos esses correspondentes aos da vida de um rapaz. Num dos projectos cinematográficos mais ambiciosos, raros e aguardados de sempre, segue-se em "tempo real" o crescimento de Mason (Ellar Coltrane). Com seis anos no início do filme, é e será um miúdo como tantos outros. Filho de pais divorciados, vive com a mãe (Patricia Arquette) e a irmã mais velha (Lorelei Linklater, filha do realizador, Richard Linklater).

O pai (Ethan Hawke), só vê aos fins-de-semana e nas férias. Tem amigos, padrastos, problemas, dilemas, alegrias, escolhas, consequências, responsabilidades, amores, paixões. Cresce. Descobre(-se). Todos os anos, durante uma semana, a equipa de filmagens reencontrava-se com ele e com as personagens da sua vida. Os actores voltavam aos seus papéis, crescendo, envelhecendo e mostrando os sinais do tempo perante a câmara, sem verem o que tinha sido filmado antes. Foram os primeiros a ser surpreendidos com o resultado final, de forma avassaladora. "Boyhood" segue um guião, mas não tem artifícios. Mostra esta vida como ela é.

Resultado de imagem para A Rede Social
03. A Rede Social

Realização: David Fincher
Género: Drama
Ano: 2010
Duração: 116 minutos

Universidade de Harvard, Outubro de 2003. Numa noite de embriaguez e desilusão amorosa, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) recorre à base de dados da Universidade e cria um sítio na Internet onde podem ser votadas todas as raparigas do campus. Baptiza-o de Facemash. Em pouco mais de duas horas, o sucesso é tal que arrasa o sistema interno da Universidade, gerando o caos e tornando-o ainda menos popular entre as estudantes... Mas é nesse preciso momento que nasce a ideia de criar o Facebook, a mais revolucionária e concorrida das redes sociais, que se espalha como um vírus pelos quatro cantos do mundo, tornando o seu criador o mais jovem milionário da História. Porém, tudo tem o seu preço, e o sucesso de Mark não será excepção.

Resultado de imagem para Crna Macka, Beli Macor
04. Gato Preto, Gato Branco

Realização: Emir Kusturica
Género: Comédia
Ano: 1998
Duração: 135 minutos

Adaptado de um romance dos anos 30, da autoria do escritor russo Isaac Babel, "Gato Preto, Gato Branco" conta a história de um grupo de ciganos que habitam à beira do Danúbio. Matko, o Cigano, vive de pequenos negócios escuros com os russos. O seu primeiro grande trabalho é desviar um comboio que transporta gasolina de Belgrado com destino à Turquia. Para conseguir montar a operação pede dinheiro a Dadan, o padrinho da comunidade, que vive rodeado por um harém. Mas o assalto corre mal e agora Matko não tem dinheiro para pagar a Dadan. A solução é aceitar o casamento entre o seu filho Zare e a intratável irmã do padrinho. Mas Zare está apaixonado por Ida, uma jovem cigana que tem por passatempo disparar sobre as embarcações das pessoas que vivem à beira do rio.

Resultado de imagem para A Fuga das Galinhas
05. A Fuga das Galinhas

Realização: Nick Park, Peter Lord
Género: Animação
Ano: 2000
Duração: 84 minutos

Estamos em Inglaterra, nos anos 50. Na quinta Tweedy, em Yorkshire, o destino das galinhas que não põem ovos é servir de refeição aos malvados proprietários. Ginger, a galinha líder da Capoeira 17, revoltada com esta fatalidade, mobiliza as suas companheiras e juntas vão elaborar vários planos de fuga ... mas em vão. De repente, eis que cai literalmente do céu - fugido de um circo - um vaidoso galo americano chamado Rocky. Será que Rocky vai conseguir ajudar as galinhas a escapar às panelas da Sra. Tweedy?

Resultado de imagem para Al Berto filme
06. Al Berto

Realização: Vicente Alves do Ó
Género: Drama
Ano: 2017
Duração: 109 minutos

Alberto Raposo Pidwell Tavares, que adoptou o pseudónimo de Al Berto, nasceu em 1948 em Coimbra, mas viveu toda a infância e adolescência em Sines, no litoral alentejano. Após um exílio em Bruxelas, entre 1967 e 1974, onde estudou pintura, regressou a Portugal para se dedicar à literatura. Em 1974, escreve o primeiro livro, intitulado "À Procura do Vento num Jardim d'Agosto".

Cultivando uma poesia que mistura o real e o imaginário, produziu títulos como "Uma Existência de Papel" (1985), "A Secreta Vida das Imagens" (1991) ou "Horto de Incêndio" (1997). A obra poética assinada por Al Berto entre 1974 e 1986 foi reunida na antologia "O Medo", cuja primeira edição, publicada em 1987, foi galardoada com o Prémio PEN Clube de Poesia, em 1988. A "Medo" seguiu-se "Lunário" (1988), o único livro em prosa do autor, e "O Anjo Mudo" (1993). Al Berto morreu a 13 de Junho de 1997, de linfoma. Tinha 49 anos.

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível
07. As Vantagens de Ser Invisível

Realização: Stephen Chbosky
Género: Drama
Ano: 2012
Duração: 112 minutos

Apesar da sua inteligência fora do comum, Charlie (Logan Lerman) tem uma enorme dificuldade em se relacionar com os seus pares. Porém, este início de ano lectivo, está decidido a mudar e a criar laços, mesmo que tenha de lutar contra os seus receios mais profundos. E é assim que conhece Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), duas pessoas alegres, extrovertidas e com um gosto esfuziante pela vida. Juntos, vão desabrochar para o mundo dos adultos, seguindo o caminho da amizade, do amor e da descoberta da sexualidade. Com argumento e realização de Stephen Chbosky, "As Vantagens de Ser Invisível " é baseado no aclamado romance homónimo, escrito pelo próprio realizador e editado em 1999 pela MTV.


Sem comentários