Header Ads

"Gisberta", de Luis Lobianco, estreia em Portugal

Fonte: Livecom          Foto: Gisberta

Depois do sucesso alcançado no Brasil, "Gisberta", de Luis Lobianco, estreia em Portugal nos dias 27 e 28 de novembro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e de 4 a 6 de Dezembro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Idealizado pelo ator Luis Lobianco (Porta dos Fundos e Segundo Sol), com direção de produção de Claudia Marques, texto de Rafael Souza-Ribeiro e direcção de Renato Carrera, o espetáculo "Gisberta" conta a história da brasileira, vítima de transfobia, que morreu tragicamente na cidade do Porto, em 2006.

Gisberta viveu em Portugal durante mais de duas décadas tornando-se conhecida pela ascensão meteórica nas noites do Porto, onde protagonizava espectáculos transformistas e, mais tarde, pelas circunstâncias de violência em que foi assassinada. 
  
O espetáculo é uma jornada pela vida de Gisberta Salce Junior, desde a infância e adolescência, vividas em São Paulo, no Brasil, com a sua família, até à decisiva mudança para Portugal, país que abraçou enquanto novo lar, aos 20 anos, num momento em que escalava uma vaga de homicídios a transexuais na sua cidade-natal. Foi encontrada morta no Porto, 25 anos mais tarde, após ter sido torturada por um grupo de 14 jovens menores de idade.

Para contar esta história, Luis Lobianco interpreta vários personagens, num texto concebido a partir dos relatos pessoais da família de Gisberta, do processo judicial e de visitas ao local da sua morte, misturando política, história, música, teatro, humor, poesia e ficção. 

Sem comentários