Header Ads

Festival da Canção 2018. Eis os 26 compositores a concurso



Já são conhecidos os 26 compositores que estarão a concurso no Festival da Canção 2018. O evento será composto por duas semifinais, cada uma com 13 canções. Em cada uma serão apuradas 7 e os 14 finalistas atuam na grande final, em Guimarães.

As duas semifinais realizam-se a 18 e 25 de fevereiro no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, e a grande final rerá lugar no Multiusos de Guimarães a 4 de março.

Deste lote, fazem parte 22 compositores convidados pela RTP, três compositores escolhidos pela Antena 1 e um escolhido por Salvador Sobral, o vencedor do ano passado.

A lista de compositores convidados pela RTP é composta pelos seguintes nomes:

· Aline Frazão
· Armando Teixeira
· Benjamim
· Bruno Cardoso
· Capicua
· Diogo Clemente
· Diogo Piçarra
· Francisco Rebelo
· Fernando Tordo
· Isaura
· João Afonso
· Jorge Palma
· José Cid
· JP Simões
· Júlio Resende
· Mallu Magalhães
· Miguel Ângelo
· Minta
· Nuno Rafael
· Paulo Flores
· Paulo Praça
· Tito Paris

Já os três lugares ocupados pelas escolhas da Antena 1 foram atribuídos a Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias. Um deles chega através do programa de rádio “Master Class”, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados até ao dia 15 de setembro. O júri foi aqui constituído por Tozé Brito (presidente), Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo. 

Os outros dois lugares resultam da submissão de canções originais e inéditas, num concurso aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal. Das 346 submissões recebidas o júri, constituído por António Macedo (presidente), Iolanda Ferreira, João Gobern, Marisa Liz e Miguel Guedes escolheram as propostas de dois compositores.

O compositor escolhido por Salvador Sobral foi Janeiro. O jovem cantor junta-se então aos restantes 25 compositores e estará em competição no Festival da Canção 2018. 

Serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas respetivas canções. Os nome só deverão ser divulgados pela RTP em 2018. O vencedor do Festival da Canção 2018 será o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão e estará presente na grande final a realizar-se em Lisboa, a 12 de maio de 2018.


Sem comentários