Header Ads

"As Linhas de Torres" substitui "Vermelho Brasil"

 http://www.espalhafactos.com/wp-content/uploads/2012/10/as-linhas-de-wellington-6221.jpg

Hoje, pelas 22h00, a RTP1 emite o último episódio da mini-série "Vermelho Brasil". No próximo domingo, dia de Páscoa, estreia no mesmo horário "As Linhas de Torres", a produção de 3 episódios que teve origem a partir do filme "As Linhas de Wellington".

http://2.bp.blogspot.com/-LhvT-HFpCns/UGrPLegjoaI/AAAAAAAAAtw/kajpatIwKrk/s1600/Brasil_Vermelho_-_Davi_de_Almeida_107.jpg

A série que hoje termina, foi uma coprodução França/Brasil/Portugal com a participação da France2, TV Globo e RTP. A ação decorre em 1564 e recorda a invasão do Brasil pelos franceses, que traçaram planos para estabelecer uma colónia na baía de Guanabara, sob a alçada do império português. O português João da Silva (Joaquim de Almeida), instalado no seu forte e rodeado de Índios e soldados ao seu

No último episódio de "Vermelho Brasil", o inevitável combate final com João da Silva aproxima-se e obriga a uma aliança entre os cavaleiros de Malta e os calvinistas. Mas no mar, um inimigo ainda mais poderoso aproxima-se da Baía da Guanabara.

http://mediaserver2.rr.pt/newrr/as-linhas-de-wellington921113ae_400x225.jpg

Já "As Linhas de Torres", que estreia dia 31 em horário nobre, retrata um dos mais dramáticos e determinantes acontecimentos da História portuguesa e europeia. Valeria Sarmiento, realizadora de mais de uma dezena de filmes e companheira do cineasta chileno Raúl Ruiz, dirige um elenco de luxo.

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.

Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

Com o argumento original de Carlos Saboga, a obra destaca-se por um leque impressionante de atores, entre os melhores nacionais, e ainda pela participação especial de personalidades ímpares do cinema internacional tais como Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e Isabelle Huppert.

Sem comentários