Header Ads

Festivais de cinema portugueses adiados devido ao Covid-19

Resultado de imagem para sala de cinema vazia

Nos últimos dias, muitos têm sido os eventos cancelados ou adiados em todo o país. Entre estes, estão alguns dos mais importantes festivais de cinema do nosso país. Lisboa, Olhão, Leiria, Funchal, Porto, Almada ou Setúbal são apenas algumas das cidades afetadas.

O Fantastic faz um balanço com a lista de eventos dedicados à sétima arte que não irão concretizar-se devido às medidas de contingência implementadas.

Resultado de imagem para Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA 2020
Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA 2020
O festival que iria realiza-se de 18 a 29 de março foi suspenso, "devido ao encerramento de alguns dos espaços municipais no âmbito das medidas de prevenção e contenção anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa", revelou a organização.

No ano em que se comemoram 20 anos da MONSTRA, a organização do festival promete fazer os possíveis para que essa celebração "decorra ainda este ano" e prometem "para breve o anúncio de novas datas".

Resultado de imagem para Festa do Cinema Italiano 2020
Festa do Cinema Italiano 2020
A 13ª edição do festival de cinema, que iria acontecera  partir de 1 de abril não irá realizar a sua 13.ª edição, a partir de 1 de abril, em Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Coimbra, Viseu, Beja, Tomar, Évora, Caldas da Rainha e Loulé, foi também adiada para data a revelar.

Resultado de imagem para FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão 2020
FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão 
A segunda edição deste festival, que decorre em Olhão, foi adiada "face às recentes A segunda ediçevoluções relacionadas com COVID-19 em Portugal", adiantou a organização em comunicado. "A decisão da direcção responde às recomendações de segurança emitidas pelas entidades competentes e que aconselham o adiamento de eventos, sempre que o mesmo for possível, como medida preventiva para o alastrar do risco de contágio. (…) As novas datas serão anunciadas em breve."

Resultado de imagem para leiria film fest 2020
Leiria Film Fest 2020
O Leiria Film Fest, que iria decorrer em Leiria e na Batalha de 11 a 15 de março, com 63 filmes participantes e a presença de vários realizadores, foi adiado. Numa nota divulgada, a organização lamenta "o incómodo causado a todos os convidados e público interessado", mas justifica a decisão como forma de "minimizar o impacto" da pandemia. "Não poderíamos ficar indiferentes" perante "uma questão de responsabilidade social e saúde pública", dizem os responsáveis. O festival internacional de curtas-metragens será reagendado para os "próximos meses".

Madeira Fantastic Film Fest
Madeira Fantastic FilmFest j
O festival de cinema dedicado à difusão de filmes dos géneros fantástico, ficção científica, horror, suspense e experimental  estava previsto para os próximos dias 18 a 21 de março. A organização do evento, que iria decorrer no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, Colégio dos Jesuítas no Funchal, decidiu também adiar o mesmo.


Sem comentários