Header Ads

Espaço Aberto #6 | A Música Mecânica num Museu!


Quando hoje pegamos num moderníssimo telemóvel para escutar as nossas músicas preferidas, oriundas de uma qualquer aplicação, estamos muito longe de perceber ou sequer imaginar de onde, como e quando tudo começou.

Dificilmente calculamos que tudo terá iniciado, provavelmente, com uma simples caixa de música inventada por um relojoeiro há alguns séculos.

Desde esse tempo até hoje a evolução foi demasiado grande, de tal forma que temos hoje alguma dificuldade em entender aquele passado.


No entanto há um lugar único, em Portugal, onde podemos descobrir de que forma é que tudo, mais ou menos, terá começado.

Falo do recente Museu de Música Mecânica que foi inaugurado há somente três anos pelo actual Presidente da República e que apresenta um espólio riquíssimo com algumas peças únicas no mundo.


São muitas e diferentes as caixas de música que ali nos é permitido observar e escutar. Máquinas fantásticas que fizeram a alegria de muita gente. Um Museu totalmente privado, situado numa região vinícola por excelência e que merece uma visita muito cuidada e atenta.

Trinta foram os anos que Luís Cangueiro levou a juntar as mais de 600 peças num acervo único, mas o privilégio de as observar e acima de as escutar é obviamente dos visitantes.



Há visitas guiadas feitas pelo proprietário e colecionador, mas requerem alguma marcação prévia.
Este é um daqueles Museus absolutamente imperdíveis e inesquecíveis!


Espaço Aberto 
Edição 5 - "A Música Mecânica num Museu!" 
Uma crónica de José da Xã

Sem comentários