Header Ads

Fantastic elege as 15 melhores séries de 2019


Final do ano é sinónimo de balanços e o Fantastic reuniu, numa lista com 15 produções, as melhores séries nacionais e internacionais que foram exibidas em 2019, na televisão e nos serviços de streaming. 

Depois de termos escolhido os 15 melhores filmes do ano, chegou a altura de enumerarmos aquelas que consideramos serem as melhores séries do ano. Esta foi a selecção da equipa do Fantastic, numa lista, sem ordem de preferências, da qual fazem parte duas séries portuguesas.

Resultado de imagem para chernobyl series
Chernobyl

Exibida pela HBO, Cherbobyl é um dos grandes sucesso des 2019. A história passa-se na Ucrânia, em 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história.

Enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.


Conta-me Como Foi

O Conta-me Como Foi regressou em dezembro de 2019 à RTP1, oito anos depois dos últimos episódios originais. A história foi retomada depois dos tempos da Revolução dos Cravos e a acção começa em janeiro de 1984.

A família Lopes cresceu. Ao patriarca sonhador, António, a Margarida, a mãe carinhosa, a Hermínia, a voz da experiência e aos filhos agora adultos Isabel, Toni e Carlos juntam-se Susana, uma adolescente de 13 anos que António e Margarida adotaram em criança, assim como Simão e Vítor, os filhos de Toni e de Isabel, respetivamente. Uns mais independentes do que outros, todos construíram vida no novo bairro e, a este núcleo duro da família, juntou-se o primo Zé. Regressado de França após a revolução, Zé é a personificação do português "desenrasca" e bem-disposto, que vê em António um exemplo e um irmão mais velho.

[Lê a crítica do "Coming Up" dedicado a esta série, clicando aqui]


Dark

Considerada uma das séries mais complexas da atualidade, Dark regressou à Netflix em junho, com a segunda temporada. A produção alemã, criada por Baran Bo Odar e Jantje Fries, acompanha os vários desaparecimentos que têm abalado a pequena vila de Winden, na Alemanha. Jonas está preso no futuro e tenta desesperadamente regressar a 2020.

Entretanto, os seus amigos Martha, Magnus e Franziska tentam descobrir qual o envolvimento de Bartosz nos misteriosos incidentes que ocorrem na sua pequena cidade natal, Winden. Cada vez mais pessoas são atraídas para os eventos orquestrados por uma figura obscura que aparentemente controla tudo o que está ligado em diferentes áreas temporais.

Resultado de imagem para elite temporada 2
Élite

A segunda temporada da série espanhola chegou à Netflix em setembro. Depois do grande sucesso da primeira temporada em 2018, sobretudo junto do público adolescente, Élite ganhou uma nova temporada de oito episódios.

Nesta segunda parte da história, para tentar descobrir a verdade sobre a morte de Marina (María Pedraza), Samuel (Itzan Escamilla) tenta seduzir Carla (Ester Expósito). Cayetana (Georgina Amóros) pode ter o seu segredo revelado pela mãe. Segredos finalmente vêm à tona e a verdade sobre o misterioso desaparecimento de Samuel é esclarecido.

[Lê a crítica do "Coming Up" dedicado a esta série, clicando aqui]

Resultado de imagem para euphoria estreia hbo
Euphoria

A série dramática, criada e escrita por Sam Levinson, estreou em junho na HBO Portugal e o elenco é liderado pela protagonista Zendaya. A história acompanha um grupo de estudantes que têm de lidar com drogas, sexo, identidade, trauma, redes sociais, romance e amizade.

A vida de Rue (Zendaya), uma adolescente de 17 anos dependente química que acaba de sair da reabilitação. A medida que ela tenta voltar à rotina, percebe que seus colegas de escola também enfrentam os próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, traumas e medias sociais.

Resultado de imagem para Fleabag
Fleabag

A série cómica com inspiração em tragédias gregas, baseada na peça homónima que Waller-Bridge também escreveu e protagonizou, regressou em 2019 para a segunda temporada. A autora faz de Fleabag, uma londrina que é dona de um café temático de porquinhos-da-índia que está a lidar com duas mortes: a da mãe e a da melhor amiga, um atropelamento semi-acidental.é o último ano de Fleabag.

Numa reviravolta inesperada do destino, Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) conhece um padre (Andrew Scott) que a incentiva a ver o mundo de maneira diferente. Mesmo assim, ainda existem feridas não cicatrizadas que ela precisa de curar.

Resultado de imagem para His Dark MaterialsHis Dark Materials

His Dark Materials é uma adaptação de uma das mais importantes séries literárias de fantasia voltadas para o público infanto-juvenil. A história acompanha Lyra Belacqua, uma menina órfã que foge da universidade na qual mora para procurar um amigo desaparecido.

Na sua jornada ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como romenos, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô para sequestrar crianças. O seu caminho acaba por se cruzar com Will, um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos.

[Lê a crítica do "Coming Up" dedicado a esta série, clicando aqui]

Resultado de imagem para La Casa de Papel
La Casa de Papel

Aquela que é uma das séries espanholas mais bem sucedidas de sempre a nível mundial, voltou em 2019 para a estreia da terceira temporada, na Netflix.

Após conseguirem roubar mais de 1 bilião de euros, os envolvidos no assalto passam a ser procurados pelo país. Enquanto isso, o Professor está escondido em Palawan, nas Filipinas, onde vive recluso e despreocupado, como se nada tivesse acontecido.

[Lê a crítica do "Coming Up" dedicado a esta série, clicando aqui]

Resultado de imagem para Stranger ThingsStranger Things

É verão em Hawkins. De férias da escola, Eleven (Millie Bobby Brown), Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin), Will (Noah Schnapp) e Max (Sadie Sink) aproveitam as novidades do recém inaugurado shopping da cidade, enquanto experienciam situações típicas da adolescência que colocam à prova a amizade do grupo.

Mas quando a cidade volta a ser ameaçada por inimigos novos e antigos, eles precisam de se lembrar que a união é mais forte que o medo. Stranger Things voltou em julho à Netflix, para a estreia da terceira temporada.

Resultado de imagem para sul rtpSul

Anunciada como uma das grandes apostas da RTP1 para 2019, Sul é uma série portuguesa realizada por Ivo M. Ferreira, da autoria de Edgar Medina e Guilherme Mendonça. Adriano Luz, Jani Zhao, Afonso Pimentel, Margarida Vila-Nova, Ivo Canelas ou Margarida Marinho são apenas alguns nomes que compõem o elenco.

Um inspetor da Polícia Judiciária (Adriano Luz), niilista e socialmente incapaz, investiga um conjunto de mortes suspeitas no Rio Tejo. Enquanto a investigação decorre, um país angustiado por uma forte crise económica e social agita-se.

Resultado de imagem para The ActThe Act

A minissérie da HBO é uma história inspirada no artigo de Michelle Dean publicado em 2016 pela Buzzfeed, “Dee Dee queria a filha doente, Gypsy queria a mãe morta”, que explora a trágica relação entre a jovem Gypsy Blanchard e a sua super-protetora mãe DeeDee.

O relacionamento entre Dee Dee Blanchard e sua filha, que acreditou ter uma grave doença durante toda a vida por causa da mãe extremamente controladora e insegura. Em busca de independência para viver um amor proibido, Gypsy decide então orquestrar um assassinato. Uma das séries mais cruas e arrepiantes do ano.

Resultado de imagem para The CrownThe Crown

Criado por Peter Morgan, este drama segue as rivalidades políticas e intrigas românticas do reinado da Rainha Elizabeth II, e os eventos que moldaram a segunda metade do século XX.

Algumas décadas depois, agora a rainha Elizabeth (Olivia Colman) enfrenta as consequências do pós-guerra e se preocupa quando Harold Wilson se torna o primeiro ministro durante um período de eclosão de movimentos antimonarquistas.

Resultado de imagem para The WitcherThe Witcher

Um grupo de jovens com habilidades peculiares encara a difícil missão de combater as criaturas mais perigosas do planeta Terra. Conhecidos como bruxos, cada membro desenvolveu muito cedo capacidades sobrenaturais a fim de encararem uma desafiante caçada aos monstros e manterem a humanidade em segurança.

Geralt de Rivia, um caçador de monstros mutante, viaja ao encontro do seu destino num mundo caótico onde os humanos são mais perversos que os próprios monstros. Com Henry Cavill, Anya Chalotra e Freya Allan no elenco, a série da Netflix foi criada por Lauren Schmidt Hissrich.

[Lê a crítica do "Coming Up" dedicado a esta série, clicando aqui]

Resultado de imagem para UnbelievableUnbelievable

Composta por oito episódios, esta minissérie de 8 episódios é protagonizada por Toni Collette, Merritt Wever e Kaitlyn Dever. Criada por Susannah Grant, Ayelet Waldman e Michael Chabon, relata a história de uma jovem de 18 anos (Kaitlyn Dever) que contou à polícia ter sido violada dentro do seu próprio apartamento, e depois voltou atrás na sua versão.

O caso só pôde avançar, de facto, quando duas detetives do sexo feminino (Toni Collette e Merritt Wever) assumiram a liderança e compreenderam melhor o contexto da ocasião.

Resultado de imagem para When They See UsWhen They See Us 

Baseada numa história real, a série retrata o famoso caso dos Cinco do Central Park – cinco adolescentes negros do Harlem condenados por uma violação que não cometeram.

A minissérie divide-se em 4 episódios e reconstitui a trajetória de Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, dos primeiros interrogatórios em 1989 à absolvição em 2002 e o posterior acordo de indemnização com a câmara de Nova Iorque em 2014.



Lista de séries baseada nas escolhas de
Marta Segão, Ricardo Neto Ramos, Joana Sousa e André Pereira

Sem comentários