Header Ads

De 'Floribella' a 'Poetas de Karaoke': 13 factos que marcaram 2006


No ano em que o Fantastic comemora 13 anos, fazemos uma viagem ao passado e recordamos 13 acontecimentos que marcaram o ano de 2006, em áreas como a televisão, a música, as artes performativas, o desporto ou a política.

O Fantastic surgiu a 31 de maio de 2006, na altura como um fórum de discussão, tratando-se de um espaço onde qualquer um poderia criar uma história, mostrar o seu potencial para escrever, ao mesmo tempo que comentava os principais formatos da televisão nacional e internacional. Ao longo dos anos, passámos a marcar presença também nas várias redes sociais. 

Em maio de 2012, o Fantastic transforma-se um site sobre televisão. Nos últimos três anos, a dinâmica do Fantastic alargou-se a outras áreas e atualmente somos mais do que televisão - somos também cinema, música, dança e teatro. Somos um meio que pretende, acima de tudo, informar e divulgar o melhor que se faz no panorama artístico e audiovisual, no nosso país ou além fronteiras.

Enquanto, em 2006, o Fantastic chegava até ti, muita coisa acontecia no nosso país. Foi este o ano em que o fenómeno "Floribella" chegou à televisão. Foi também em 2006 que morreu o ator Francisco Adam, Portugal chegou às meias-finais do Mundial de Futebol e Cavaco Silva foi eleito Presidente da República. 

Recorda connosco estes e outros momentos, numa lista de 13 acontecimentos que marcaram o ano de 2006:

Resultado de imagem para cavaco silva presidente
JANEIRO
Cavaco Silva eleito Presidente da República
O ano de 2006 começou com a eleição de Aníbal Cavaco Silva como Presidente da República. Depois de ter sido derrotado por Jorge Sampaio nas eleições presidenciais de 1996, o político conseguiu a eleição como Presidente da República à primeira volta, nas eleições de 22 de janeiro de 2006, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano. Foi reeleito nas eleições presidenciais de 23 de Janeiro de 2011, terminando em 2016 o seu mandato.

Resultado de imagem para twitter
MARÇO
Criação da rede social "Twitter"


Dois meses e meio antes do Fantastic surgir, foi criada uma nova rede social. O Twitter permitia aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como "tweets"). O Twitter foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass em março e foi lançado em julho de 2006 nos EUA. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo ao longo de treze anos.

Resultado de imagem para floribella estreia SIC
MARÇO
"Floribella" estreia na SIC
Foi a 31 de março de 2006 que Floribella chegou à SIC. A novela contava a história de Flor, uma jovem órfã sonhadora e admiradora de fadas, que trabalha para viver, canta numa banda de garagem e apaixona-se por um rapaz rico (mas já comprometido) logo no primeiro episódio. Apresentada como a "cinderela moderna", a história rapidamente conquistou os portugueses e tornou-se um fenómeno dentro e fora do pequeno ecrã. Certo é que ainda hoje, é rara a pessoa que não saiba trautear o refrão de "Pobres dos Ricos", um dos maiores sucessos musicais da trama.

Resultado de imagem para francisco adam
ABRIL
Morre o ator Francisco Adam
Em abril de 2006, Francisco Adam sofreu um aparatoso acidente de viação numa reta da Estrada Nacional 118, em Alcochete. Regressava de uma sessão de autógrafos em Coruche, na madrugada do domingo de Páscoa, numa altura em que o jovem ator fazia enorme sucesso na série Morangos com Açúcar 3, no papel de Dino. No mesmo dia, a TVI emitiu o último episódio da temporada de "Férias da Páscoa" da série, que obteve um dos melhores resultados de sempre, com 18.7% de audiência média e 50.7% de share. Mais tarde, a 2 de maio, foi para o ar o episódio que marcou o desaparecimento de cena de Dino. A viagem de balão de ar quente prevista para a declaração de amor a Susana (Diana Chaves) foi alterada pela produção, que preparou uma despedida simbólica e emotiva.

Resultado de imagem para nonstop eurovision
MAIO
Portugal ganha pela primeira vez o Prémio Bárbara Dex no ESC
No ano em que as Nonstop representaram Portugal no Eurovision Song Contest, o nosso país venceu pela primeira vez o Prémio Bárbara Dex. Este 'troféu' é atribuído desde 1997 e tem como objetivo eleger o pior figurino do certame. Depois desta vitória, atrbuída à indumentária das intérpretes do tema "Coisas de Nada", Portugal voltou a vencer o prémio mais uma vez, já em 2019, com a participação de Conan Osíris e a música "Telemóveis".

Resultado de imagem para aqui nao ha quem viva sic
MAIO
"Aqui Não Há Quem Viva" estreia na SIC
A 19 de maio a SIC estreava uma das sitcoms de maior sucesso nos últimos 15 anos em Portugal. Aqui Não Há Quem Viva chegou de forma discreta e, na sua exibição original, nas noites de sexta-feira, não fez muito furor junto do público. Só no verão de 2010, quando foi reposta diariamente durante o verão, é que a série conseguiu tornar-se conhecida e liderou várias vezes no seu horário. A trama  girava à volta do dia-a-dia dos inquilinos de um prédio em Campo de Ourique, que têm histórias de vida verdadeiramente confusas. Nicolau Breyner, Maria João Abreu, Rosa Lobato Faria ou Carlos Areia eram apenas alguns dos nomes que compunham um elenco de luxo.

Resultado de imagem para Alkantara Festival
MAIO
"Alkantara Festival": 1ª edição do festival de artes preformativas
O Alkantara Festival é o maior festival de Lisboa dedicado às artes performativas, à altura dos seus congéneres de outras capitais europeias. É um evento que enriquece fortemente a oferta cultural lisboeta e coloca a cidade no calendário cultural internacional. Foi criado por Mark Deputter em 2006, a partir do projecto Danças na Cidade. Em formato bienal, levado a cabo nos anos pares, o festival aposta numa programação de propostas artísticas contemporâneas, surpreendentes e inovadoras, de teatro, dança e outras artes performativas; com artistas com forte visão pessoal, com espectáculos que privilegiam o questionamento à resposta e que assumem a complexidade do mundo em que vivemos e com espectadores abertos à reflexão e a colocar em causa as suas próprias perspectivas.

Resultado de imagem para mundial 2006 portugal
JULHO
Portugal termina Mundial 2006 em 4º lugar
Portugal parou para ver a selecção nacional jogar no Mundial de futebol de 2006. Comandada por Luiz Felipe Scolari, a equipa das Quinas fez um percurso quase irrepreensível e uma disputou uma série de jogos que deixou os portugueses com os nervos à flor da pele. As meias-finais do Mundial de 2006 ditaram um França-Portugal. que terminou com a derrota dos portugueses. No jogo que tinha como objectivo atribuir o terceiro e quarto classificado do Mundial, Portugal perdeu contra a Alemanha e terminou a prova em 4º lugar.

Resultado de imagem para high school musical
SETEMBRO
"High School Musical" chega ao Disney Channel Portugal
Foi um dos maiores sucessos da década no Disney Channel e a estreia em Portugal aconteceu a 30 de setembro de 2006. High School Musical foi, na altura, descrito pelo autor como uma adaptação moderna de "Romeu e Julieta". A história acomoanha o romance de um casal que anda no ensino médio, Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriella Montez (Vanessa Hudgens). Apesar das tentativas de outros estudantes impedir que sejam felizes, Troy e Gabriella resistem à pressão e rivalidade dos colegas, inspirando os outros a seguir os seus sonhos. High School Musical acabou por se tornar uma trilogia, contando com mais dois filmes, também eles com bastante sucesso.

Imagem relacionada
OUTUBRO
"Diz que é uma Espécie de Magazine" estreia na RTP1
Depois de se terem mudado da SIC para a RTP1 em 2005, os Gato Fedorento decidiram aposta num novo formato de humor em outubro de 2006. Diz que É uma Espécie de Magazine foi transmitido entre 27 de outubro de 2006 e 16 de dezembro de 2007, tendo sido feito um especial para a passagem de ano para 2008. O programa era transmitido aos domingos após o Telejornal. O quarteto parodiava os assuntos mais delicados da semana e o espaço "Tesourinhos Deprimentes" tornou-se num dos mais icónicos do formato.

Resultado de imagem para filme da treta
OUTUBRO
"Filme da Treta" estreia nos cinemas 
Depois da série televisiva, dos espectáculos de teatro e do livro, a Conversa da Treta deu origem a um filme. Tóni e Zézé (António Feio e José Pedro Gomes) invadem o grande ecrã em Filme da Treta, a sequência de uma visão apocalíptica que teve durante um espectáculo na cabine de um "peep-show", Foi o filme mais visto do ano, com quase 279 mil espectadores.

Resultado de imagem para Mário Cesariny
NOVEMBRO
Morre o pintor e escritor Mário Cesariny
Mário Cesariny de Vasconcelos foi um dos mais importantes poetas e pintores nacionais, tendo sido considerado o principal representante do surrealismo português. Nasceu em Lisboa  9 de agosto de 1923 e, para além de escritor e pintor, fez ainda um importante trabalho como antologista, compilador e historiador das atividades surrealistas em Portugal.  Em 2004, Miguel Gonçalves Mendes realizou o documentário Autografia, filme intenso e comovente onde Cesariny se expõe e revela de modo total.

Resultado de imagem para Sam the Kid lança o hit "Poetas de Karaoke"
DEZEMBRO
Sam the Kid lança o hit "Poetas de Karaoke" 
Poetas de Karaoke é o primeiro single do álbum Pratica(mente) lançado em 2006 pelo cantor português de hip hop Sam the Kid. A letra fala sobre todos os artistas que querem evoluir no mundo da música cantando inglês apenas para ganharem algum dinheiro. A recepção do single pelo público foi imediata e o tema passou inúmeras vezes nas várias rádios nacionais.“Este é o primeiro single e começa com o José Saramago a falar num programa de televisão. É um tema que lança às pessoas um apelo para serem originais naquilo que fazem.", explicou, na altura, Sam the Kid.

Fotos: Direitos Reservados

Sem comentários