Header Ads

RTP1 celebra os 45 anos do 25 de abril com o espectáculo "Retratos de Abril"


Na noite de dia 25 de abril, a RTP1 celebra a liberdade. O canal vai transmitir uma gala evocativa dos 45 anos da Revolução dos Cravos, numa produção da RTP em parceria com a Associação 25 de Abril. O espectáculo é emitido a partir das 21h00 e conta com apresentação de Sílvia Alberto e Júlio Isidro.

A gala terá como título genérico "Retratos de Abril" num gesto de gratidão a todos os fotógrafos que viveram a revolução nas ruas e registaram imagens do dia que mudou Portugal. Pelo palco do Coliseu dos Recreios, entre músicas e poesia, irão passar imagens em vídeo e fotos que marcam a história do nosso país.

Com autoria de Júlio Isidro, esta celebração será constituída por vários momentos, correspondendo a homenagens a autores e criadores que contribuíram com a sua ação e luta, para uma profunda mudança na sociedade portuguesa.

Começando pelos 90 anos de José Afonso, um símbolo da música como combate ao silêncio nas artes e na cultura, passando pela editora discográfica Orfeu e o seu mentor, Arnaldo Trindade, pelo seu contributo corajoso na edição de tantos cantores e poetas.

Também a  obra de Carlos Paredes que se mantém viva e em movimento perpétuo, e a poesia de António Gedeão, Manuel da Fonseca e Manuel Alegre, tão cantados pelos jovens músicos da época, serão mencionados. Canções que abriram Abril como a Tourada de Fernando Tordo e o Depois do Adeus de Paulo de Carvalho, para além de Grândola Vila Morena que se transformou num hino da revolução dos cravos.


Participam nesta gala, nomes como Vitorino e Janita Salomé, Samuel e Francisco Fanhais, Filipa Pais, Maria Anadon, João Afonso, Rui Pato, Manuel Freire, Luisa Basto, Pedro Barroso, António Manuel Ribeiro e Helena Vieira, Carlos Mendes, Duarte Mendes e Ana Lains, Luanda Cosetti, António Portanet e Norton Daiello, Francisco Naia, Vítor Sarmento, Ricardo Ribeiro, Luisa Amaro, a Tuna feminina do Instituto Superior Técnico e a grupo coral alentejano da Damaia, entre outros. 

De Espanha vem Parxi Andion e de Itália para comemorar também o 25 de Abril, data libertadora também no seu país, o Grupo Musicale Canzone & Teatro. Este será um espetáculo com direção musical de Carlos Alberto Moniz.



Sem comentários