Header Ads

"Morangos com Açúcar" estreou há 15 anos na TVI


Foi a 30 de agosto de 2003, sábado, em pleno horário nobre, que a TVI estreou a primeira temporada de Morangos com Açúcar. A série manteve-se no ar até 15 de setembro de 2012, totalizado nove temporadas e mais de 2000 episódios.

Em 2018, assinalam-se quinze anos desde a estreia desta série de sucesso, cujo modelo foi baseado na série brasileira da Rede Globo, Malhação, ransmitida em Portugal pela SIC. O primeiro nome sugerido para a série foi Baía do Sol, mas os autores acharam que Morangos com Açúcar seria mais atrativo para a série.

A história da primeira temporada de Morangos Com Açúcar começa no final do verão em cenários coloridos e dinâmicos como a Praia dos Rebeldes, o Bar dos Rebeldes, o Colégio da Barra e o Health Club Aquabody. Pipo (João Catarré) tem 20 anos e é o mais velho de quatro irmãos que se tornam órfãos devido a um trágico acidente de automóvel que vitimou os pais. Durante dois anos, Pipo e os irmãos ficam a cargo da tia, Vitória Semedo (Cármen Santos), sua tutora legal, mulher interesseira, que quer controlar a herança dos sobrinhos e lhes faz a vida negra.

Estes mudam-se então para Cascais, e é aqui que começa a história. Ricardo (Diogo Amaral), namora com Joana (Benedita Pereira), uma rapariga de 18 anos, muito bonita. Ela considerava-se feliz no amor, até ao dia em que celebra o seu 18º aniversário, e é surpreendida por uma cena escaldante entre uma das convidadas e o seu namorado. Desiludida e furiosa, Joana vai para a praia, onde quase se afoga. Pipo salva-a e começa assim o romance.


A partir daqui, a série juvenil foi um sucesso de audiências e não só. Foram criados vários produtos comerciais com o nome da marca. Ao longo de nove anos, foram lançados mais de 200 produtos e mais de 300 referências da marca Morangos com Açúcar, distribuídas por mais de 17 categorias de produtos, como música, editorial, têxteis, material escolar, tecnologia, guloseimas, imprensa, alimentar (gelados, bolaria), bebidas, brinquedos, relojoaria, perfumaria e cosmética, têxtil-lar, ótica, porcelanas, entre outros. 

A série deu ainda origem a uma coleção de doze livros de aventuras (escritos pelos autores da série e publicados pela Editoria Presença) e a mais de 20 álbuns de bandas sonoras, incluindo os dos projetos musicais relacionados com a série, como as bandas Just Girls ou D'ZRT.

Sem comentários