Header Ads

Porto/Post/Doc dedica retrospetiva a António Reis e Margarida Cordeiro


Fonte: Direitos Reservados

O Porto/Post/Doc – Film & Media Festival vai apostar numa retrospectiva integral de António Reis e Margarida Cordeiro. O ciclo inclui a projecção de todos os filmes dos cineastas.

Entre os destaques encontra-se uma versão restaurada e digitalizada de Trás-os-Montes, uma das maiores obras do cinema em Portugal. Para além da exibição dos filmes, irá decorrer um painel de conversas que, integrando figuras ligadas ao cinema, academia e jornalismo, revisita o trabalho dos realizadores.

A quinta edição do festival portuense dedicado ao cinema do real acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, voltando a ocupar Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Maus Hábitos e Universidade Católica Portuguesa (Porto).

No Porto serão exibidos: Jaime (1974), Trás-os-Montes (1976), Ana (1985) e Rosa de Areia (1989), num programa que reafirma a importância do seu trabalho no contexto de um país entregue à ditadura e questiona a forma como o seu trabalho viria a influenciar aquilo que é, hoje, o cinema português.

Paralelamente, o Porto/Post/Doc promove também um workshop orientado pela investigadora e realizadora britânica Laura Mulvey. Com inscrições até ao final de Setembro, o workshop teórico com duração de três dias (27, 28 e 29 de Novembro) terá como foco principal as questões de género no cinema, estudadas por Mulvey há já vários anos.

Sem comentários