Header Ads

Ciclo "Três Filmes de Pedro Costa" no Cineclube do Porto

Foto: Getty Images
O Cineclube do Porto, em parceria com o Lucky Star - Cineclube de Braga, irá realizar um ciclo de cinema dedicado a Pedro Costa. As sessões acontecem nos dias 12, 14 e 15 de julho.

No dia 12, pelas 21h30, será exibido o filme No Quarto de Vanda e o realizador Pedro Costa marcará presença nesta sessão. O filme acompanha a vida de Vanda, uma pobre vendedora ambulante, vive num bairro degradado e clandestino de Lisboa. Depois de percorrer ruas e ruelas tentando vender de porta em porta os seus legumes, Vanda, refugia-se no seu miserável quarto e nos vapores da droga. No quarto da Vanda, tem-se uma impressionante e clara perspectiva de uma morte anunciada, que se vai aproximando como as máquinas que vão demolindo o bairro.

No dia 14 de julho, pelas 18h00, Juventude em Marcha é o filme em exibição. Trata-se de um retrato das transformações das comunidades que habitam o Bairro das Fontaínhas, a partir do olhar de Ventura, um emigrante cabo-verdiano, operário da construção civil reformado, que assiste à destruição das barracas e ao realojamento num novo bairro. O início de uma nova vida, mas o fim de uma comunidade que tinha fundado nessa precariedade laços de solidariedade.

Finalmente, a 15 de julho, Cavalo Dinheiro passa às 17h00 e encerra o ciclo. Enquanto, a 25 de Abril de 1974, os capitães faziam a revolução, no bairro das Fontainhas o povo procurava Ventura. Hoje, demolido em nome do progresso, o bairro já não existe. Perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização, Ventura revisita os seus fantasmas pessoais que se vão moldando aos fantasmas de Portugal.

Fonte: Cineclube do Porto (Ilustração de Mr. Red)

Sem comentários