Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 22 a 28 de janeiro de 2018



Todas as semanas, o Fantastic sugere-lhe uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até si. Aceita o desafio?

Semana 4 - De 22 a 28 de janeiro


01. O Segredo de Brokeback Mountain

Realização: Ang Lee
Género: Drama, Romance
Ano: 2005
Duração: 134 minutos

EXIBIÇÃO NA TV | SEGUNDA, 22 DE JANEIRO | 10H50 | CANAL HOLLYWOOD

O filme, realizado por Ang Lee e protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza. O Segredo de Brokeback Mountain é a história de um amor proibido entre dois cowboys.

Wyoming, 1963. Ennis Del Mar e Jack Twist conhecem-se quando procuram emprego no rancho de Joe Aguirre. Ambos parecem ter certezas quanto ao que querem da vida - um emprego estável, um casamento feliz e uma família. Mas quando Aguirre destaca Ennis e Jack para trabalharem na remota região de Brokeback Mountain, os dois jovens sentem-se unidos por uma força maior, que resulta numa relação de camaradagem e intimidade profunda.

02. Mistérios de Lisboa

Realização: Raúl Ruiz
Género: Drama
Ano: 2010
Duração: 266 minutos

EXIBIÇÃO NA TV | TERÇA, 23 DE JANEIRO | 07H00 | CANAL CINEMUNDO

Pedro, um órfão de 14 anos, que ao longo do filme vai conhecer a trágica história da sua vida, é a personagem unificadora, à volta da qual tudo se desenrola e sobre quem recai a responsabilidade de contar a narrativa.

À sua volta, várias histórias, entrelaçadas e interligadas, que atravessam todo o século XIX sobre 40 diferentes personagens: amor, paixão, crime e adultério, onde cada um tem o seu papel no destino dos outros.

Este foi o último filme de Raoul Ruiz e foi baseado no romance homónimo de Camilo Castelo Branco, escrito em 1854 e inspirado em Eugène Sue, exposto pelo escritor como uma autobiografia verídica que lhe teria sido contada.


03. My Blueberry Nights

Realização: Wong Kar-wai 
Género: Drama, Romance
Ano: 2007
Duração: 90 minutos

EXIBIÇÃO NA TV | QUARTA, 24 DE JANEIRO | 03H45 | CANAL HOLLYWOOD

My Blueberry Nights é a história de Elizabeth (Norah Jones), uma mulher que após um desgosto amoroso embarca numa viagem de autocura pela América. À medida que as suas feridas vão sarando, as experiências durante a viagem e o encontro com uma série de estranhos levam-na a novos e inesperados capítulos da sua vida.

Começa a trabalhar como empregada de café e vai travando amizade com os clientes e fazendo parte das suas vidas. E ao desligar-se do passado, vai descobrindo um novo caminho, que a poderá reconduzir ao amor.


04. Taxi Driver

Realização: Martin Scorsese
Género: Drama
Ano: 1976
Duração: 113 minutos

Taxi Driver trata-se de um retrato violento da solidão e alienação, com um argumento de Paul Schrader, que conta uma história de ansiedade pessoal mas também política e social. Robert De Niro desempenha o papel de Travis Bickle, um taxista ex-veterano da guerra do Vietname atormentado pelas suas experiências passadas.

Bickle sente uma necessidade desesperada de conseguir algum contacto com as pessoas. Depois de uma desilusão sentimental com Betsy (Cybill Shepherd), que trabalha na campanha de um candidato às eleições presidenciais, Bickle torna-se no anjo da guarda de Iris, uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster numa interpretação memorável), controlada por Sport (Harvey Keitel).

Bickle está determinado em "salvar" a rapariga, o que vai ter consequências desastrosas. O filme recebeu quatro nomeações para os Óscares nas categorias de melhor actor (Robert De Niro), melhor actriz secundária (Jodie Foster), melhor banda sonora (Bernard Herrmann) e melhor filme (Julia Phillips e Michael Phillips). Venceu a Palma de Ouro em 1976.


05. Mulan

Realização: Tony Bancroft
Género: Animação
Ano: 1998
Duração: 88 minutos

Mulan é um filme baseado numa lenda chinesa com 2000 anos, conta a história de uma jovem donzela (Ming-Na Wen/Lea Salonga) que quer agradar à família. Mas por mais que ela se prepare para o exame da Casamenteira (Miriam Margolyes) , a mulher acaba sempre por a chumbar, o que é uma desonra para a uma família tradicional chinesa, como a sua.

O pai, compreensivo, diz-lhe que "algumas das mais belas flores são as últimas a florescerem". Quando os mongóis, ofendidos com a construção da Grande Muralha, se preparam para invadir o país, o imperador (Pat Morita) ordena com um homem de cada família se junte ao exército. Preocupada com a avançada idade do pai, Mulan veste-se de homem e apresenta-se no seu lugar

Temendo uma tragédia, os espíritos dos ancestrais (George Takei) da donzela enviam o pequeno dragão Mushu (Eddie Murphy) para a dissuadir da ideia. Mas Mulan acaba por conquistar a amizade do dragão, que decide ficar e ajudá-la a combater o inimigo.

06. Dot.com

Realização: Luís Galvão Teles
Género: Comédia
Ano: 2007
Duração: 104 minutos

EXIBIÇÃO NA TV | SÁBADO, 27 DE JANEIRO | 01H00 | RTP2

Pedro, jovem engenheiro de 27 anos desterrado numa pequena aldeia do Norte de Portugal, pretende ser transferido de volta para Lisboa. Depois de cancelado o projeto de estrada que ali o levara, nada mais o prende a esse lugar perdido no meio de parte nenhuma.

Quando a transferência está iminente, Pedro recebe uma carta de uma multinacional intimando-o a fechar o website da aldeia, criado por Pedro, por infração à legislação de copyright, sob a ameaça de um pedido de indemnização de 500.000 euros.

O site foi criado em nome da Associação da Aldeia e só esta o pode fechar e uma grande parte dos habitantes da aldeia é contra o encerramento do site. Se o site justifica um pedido de indemnização de 500.000 euros, então é porque vale esse dinheiro e se a multinacional o quer, que o compre.

Rapidamente a situação se torna incontrolável, sobretudo a partir do momento em que chega aos ouvidos dos meios de comunicação social. E sob a luz dos projetores, os habitantes da aldeia começam também a mudar ? nem sempre para melhor.

07. Imperdoável

Realização: Clint Eastwood
Género: Western
Ano: 1993
Duração: 135 minutos

EXIBIÇÃO NA TV | DOMINGO, 28 DE JANEIRO | 23H50 | CANAL HOLLYWOOD

Imperdoável, cuja acção decorre no velho Oeste americano, é a história de William Munny (Eastwood), um caçador de prémios retirado que aceita com alguma relutância um último trabalho para poder sustentar os filhos. Munny é contratado para matar dois homens que desfiguraram uma prostituta numa cidade dominada por Daggett (Gene Hackman), um xerife com um sentido de justiça e de moral muito particulares.

O filme foi o grande vencedor dos Óscares em 1993. Nomeado para nove estatuetas, recebeu as duas mais importantes, melhor filme e melhor realizador, e ainda a de melhor montagem e melhor actor secundário, que distinguiu a interpretação de Gene Hackman.


Sem comentários