Header Ads

Sete Filmes por Semana | De 15 a 21 de janeiro


Todas as semanas, o Fantastic sugere-lhe uma lista de sete filmes para ver ao longo de sete dias. Será um filme por dia, com sugestões para todos os gostos. 

Das longas às curtas-metragens, passando pelo cinema americano ou europeu, com géneros tão vastos como a ação, o drama ou a comédia, muitas são as propostas que iremos trazer até si. Aceita o desafio?

Semana 3 - De 15 a 21 de janeiro


01. Matrix

Realização: Andy e Larry Wachowski
Género: Thriller, Acção, Ficção Científica
Ano: 1999
Duração: 144 minutos

Em 2070, o mundo em que vivemos não passa de uma ilusão. A realidade é virtual e é controlada por uma secreta e poderosa organização de natureza tecnológica, conhecida como "Matrix". O mundo é uma reprodução fictícia que permite à "Matrix" servir-se da energia dos humanos para perpetuar a sua absoluta e insuspeita dominação global. Porém, há um grupo que resiste, chefiado por Morpheus, que descob

02. O Rei Leão

Realização: Roger Allers, Rob Minkoff
Género: Animação
Ano: 1994
Duração: 89 minutos

Nas Terras Altas de África, o rei Mufasa reina com sabedoria e generosidade, conquistando o respeito de cada membro do seu povo. Simba, a sua pequena cria, crescerá com saúde e, a seu tempo, tomará o seu lugar, respeitando o equilíbrio entre as várias formas de vida.

Tudo parece pacífico à excepção do ressentido Scar, irmão de Mufasa, que sempre aspirou ascender ao trono. Na sua obsessão de se tornar rei, Scar é capaz de qualquer coisa e não se coibirá de eliminar o próprio irmão e a sua cria para atingir o seu objectivo.


03. O Sol do Marmeleiro

Realização: Victor Erice
Género: Documentário
Ano: 1992
Duração: 139 minutos

Um dos grandes filmes que o cinema dos anos 90 nos deu. Victor Erice, acompanha o pintor Antonio Lopez ao longo do processo de concepção de um quadro, partindo daí para uma reflexão não só sobre a pintura e o cinema, mas essencialmente sobre a sua relação com as coisas, com a natureza e os homens. Uma obra prima, absolutamente indispensável, do maior cineasta espanhol contemporâneo.

04. Harry Potter e a Pedra Filosofal

Realização: Chris Columbus
Género: Aventura
Ano: 2001
Duração: 152 minutos

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" é a primeira adaptação dos mega-"best-sellers" da escritora britânica J.K. Rowling. Órfão de pai e mãe, o pequeno Harry - o rapazinho de óculos cujas aventuras livrescas conseguiram encantar miúdos e graúdos em todo o mundo - vive com os tios "muggles", terrivelmente chatos, e com um primo que o odeia.

À beira de completar 11 anos, Potter estranha alguns dos seus poderes: há certas coisas que acontecem quando as deseja muito, muito. Tudo acaba por lhe ser explicado depois de receber uma misteriosa carta de um colégio de feitiços e magia chamado Hogwarts, do qual nunca ouviu falar. Afinal de contas, Potter tem sangue de feiticeiros e é conhecido em todo o mundo mágico por um feito lendário.


05. Os Pássaros

Realização: Alfred Hitchcock
Género: Terror
Ano: 1963
Duração: 119 minutos

Um dos maiores êxitos de público de Hitchcock e também uma das suas obras mais perfeitas. Adaptado de um conto de Daphne du Maurier, "The Birds" é história de uma caprichosa jovem que vai para uma pequena cidade costeira (Bodega Bay) em busca de um conhecimento de ocasião, e se vê no centro de uma estranha "revolta" de aves que começam a atacar as pessoas.

06. Refrigerantes e Canções de Amor

Realização: Luís Galvão Teles
Género: Comédia
Ano: 2016
Duração: 98 minutos

Lucas Mateus sente-se um completo fracasso quando se compara com Pedro Capelo, o seu ex-colega de banda, que investiu numa carreira a solo e se transformou no mais popular cantor do momento. Quando Carla, a sua namorada e agente, o troca por Pedro, ele sente que atingiu o limite e deixa-se afundar numa depressão. Mas a esperança renasce quando conhece uma rapariga invulgar que trabalha como mascote de uma empresa de refrigerantes.

Apesar de nunca a ter visto sem o fato de dinossauro cor-de-rosa, a verdade é que Lucas sente o seu coração bater cada vez que os seus olhos se cruzam ou as suas mãos se tocam. Seguindo os conselhos de um Jorge Palma imaginário – que se tornou o seu amigo mais próximo –, ele vai fazer um esforço para recuperar a sua vida, curando as feridas à medida que vai largando as amarguras do passado.

07. Inception

Realização: Christopher Nolan
Género: Acção, Ficção Científica, Policial
Ano: 2010
Duração: 147 minutos

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão de ideias: entra na mente das pessoas e extrai-lhes, durante o sono, os seus mais profundos segredos. Esta é uma técnica complexa e ele e a sua equipa são tidos como especialistas de topo na área da espionagem e extracção. Mas ele é, acima de tudo, um homem profundamente amargurado e alguns erros do passado fizeram com que se tornasse num dos homens mais procurados pela polícia, o que o impede de regressar aos EUA.

Agora, de forma a resgatar a sua vida, é-lhe proposta uma missão ainda mais complexa: implantar uma ideia na mente de alguém. Com o pensamento focado em recuperar o passado e, dessa forma regressar para perto dos seus filhos, ele reúne a sua equipa e delineia o impossível.

Sem comentários