Header Ads

"18ª Festa do Cinema Francês" percorre país até 12 de novembro


A 18ª edição da Festa do Cinema Francês arrancou em Lisboa e percorrerá 12 cidades de todo o país. De 5 de outubro a 12 de novembro, serão várias as localidades que poderão ver filmes franceses para todos os gostos e idades.

A maior parte das sessões desta Festa contam com a exibição de longas-metragens em antestreia, mas olha também retrospectivamente para cinematografia de grandes nomes do cinema francês.

A edição deste ano da Festa do Cinema Francês estará em Lisboa, Almada,Cascais, Coimbra, Leiria, Porto, Aveiro, Faro, Beja, Seixal, Viana do Castelo e Setúbal.

O programa inclui ainda um ciclo dedicado a Arnaud Desplechin - um dos grandes nomes da cinematografia contemporânea francesa -, uma retrospectiva integral da obra de Jean-Pierre Melville, em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Fundação JeanPierre Melville.

"Os primeiros filmes da nova geração de cineastas é uma presença que queremos manter e reforçar, dando a descobrir a multitude de olhares que trazem ao cinema francês uma ainda maior vitalidade e diversidade. Na edição anterior apresentámos, pela primeira vez e com grande sucesso, o Ciclo ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), este ano voltamos a esta colaboração com uma oferta ainda maior de filmes, encontros e masterclasses em presença de artistas convidados", refere a organização.

Paralelamente estará patente  ao público na Plataforma Revólver, em Lisboa, a Exposição de fotografias de Renaud Monfourny com retratos de figuras conhecidas e reconhecidas dos cinemas francês e português.

O programa completo está disponível em http://festadocinemafrances.com/18a/ 

Conheça as datas e locais da Festa do Cinema Francês:

LISBOA
5 a 15 de Outubro, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e UCI Cinemas

ALMADA
11 a 15 de Outubro, Auditório Fernando Lopes-Graça – Fórum Romeu Correia

CASCAIS
12 a 15 de Outubro, O Cinema da Vila

COIMBRA
17 a 22 de Outubro, Teatro Académico Gil Vicente

LEIRIA
19 a 21 de Outubro, Teatro Miguel Franco

PORTO
23 a 29 de Outubro, Rivoli Teatro Municipal

AVEIRO
2 e 3 de Novembro, Teatro Aveirense

FARO
7 a 10 de Novembro, Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras

BEJA
7 a 11 de Novembro, no Pax Julia

SEIXAL
De 8 a 11 de Novembro, Auditório Municipal – Fórum Cultural do Seixal

VIANA DO CASTELO
8 e 9 de Novembro, Teatro Sá da Bandeira

SETÚBAL
10 a 12 de Novembro, Cinema Charlot – Auditório Municipal

Sem comentários